segunda-feira, 11 de junho de 2012

SE CONVERSA GANHAR ELEIÇÃO JÁ TEMOS OS VENCEDORES.

Se conversa ganhar eleição, o atual prefeito e candidato e reeleição e o outro pré-candidato estão perdidos. Os demais partidos tem se reunido diuturnamente desde o início do ano visando uma possível aliança para o próximo pleito, mas nada de concreto sai em nenhuma das reuniões,  pelo contrário cada vez mais os possíveis parceiros se afastam do objetivo comum. Certamente que é muito difícil conseguir a união de todos os partidos ( PSDC-PMDB-PDT-PTB-PP-PPS-PT-PSD), em torno de um nome comum e com credibilidade e aceitabilidade suficiente para agregar todas estas denominações com vistas a um objetivo comum. A primeira dificuldade e isto é não só normal como salutar para o processo democrático é decidir que dos oitos tem maiores chances e está melhor preparado para ser o cabeça de chapa e que será o seu vice, tendo os demais a singela função de acompanhantes do cortejo. Nesta quinta ou sexta feira, o  líder máximo do (PSDC),  convocou uma reunião com todos os pré-candidatos do município para terem uma conversa sobre as possíveis alianças, que da mesma maneria que em anos anteriores já nasce com mais descontentamento que com satisfação. Pouco provável que os lideres do ( PMDB- PTB e PDT) abram mão de ser o cabeça de chapa para apoiar outro nome, como vice ou somente como base de apoio. Se analisado do ponto de vista da pesquisa quantitativa pura e simples, e se este for o único parâmetro utilizado para formar as coalizões, o nome indicado pelo ( PTB) Pastor Reginaldo, deveria ser o cabeça, pois o mesmo desponta com grande percentual de votos, seguido do (PSDC) (PDT) e (PMDB). Isto observando meramente o critério técnico indicado por pesquisas de campo, que a priori  não ganha eleição. Se assim fosse, Marinho da Caerd não seria prefeito em Machadinho, Roberto Sobrinho não seria prefeito em Porto Velho, Collor não teria sido presidente da república etc., A pesquisa simplesmente da uma amostra contextual congelada no momento em que foi feita. Lógico que não se deve menosprezar este importante indicador quantitativo da aceitação de um nome, mas o que vai realmente pesar é o desenvolvimento da campanha as plataformas apresentadas, a credibilidade dos candidatos e os argumentos apresentados perante o eleitorado além do grupo de apoio que pode tanto agregar quanto esparramar.
Isto é a democracia, isto é o aprendizado e assim a sociedade vai crescendo, algumas vezes um passo a frente dois atrás, outras vezes em passo acelerado, mas assim é que é. Mudanças somente acontece quando a máxima: "Quando o discípulo esta pronto o mestre aparece" acontecer no seio social.

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