domingo, 25 de setembro de 2011

DOMINGO DIA DE COZINHAR PARA A FAMÍLIA.

 Todos os domingos, exceto quando temos algum compromisso fora de casa, quem cozinha para a família sou eu. - AMAURI VALLE -, e o faço com muito gosto e prazer.
 Neste dia  a mulher e o filho têm direito de dormir até mais tarde, mas eu como de costume, me levanto por volta das 05h20min da manhã, assisto algum jornal na TV - neste horário SBT- depois vou fazer café e colocar em dia a leitura de revistas com as mais diversas matérias. De economia a culinária, pois todo o conhecimento é salutar e para mim se revela um verdadeiro exercício mental, antes que o café fique pronto, e inicie mais um dia de labuta.
Faço com prazer o  almoço, que a mulher o filho sempre elogiam como muito saboroso, apesar de sempre ser muito simples: geralmente um peixe assado no fogo lento, um purê de batatas ou maionese, e arroz bem temperado, com muito alho, pimenta de cheiro, azeite de oliva e açafrão e um suculenta salada de alface americana comprada na feira.
Em algumas ocasiões para agradar o filho, faço um pernil de porco assado, ou uma costeleta de carneiro ao forno, que fica uma verdadeira delícia.

Cozinhar aos domingos, além de ser uma terapia ocupacional obrigando os neurônios a fazerem novas conexões, é um prazer quando vejo o filho comendo e elogiando a comida, afinal o tempo junto ao filho é muito curto e passa rápido, pois no mundo moderno os rebentos devem cortar o cordão umbilical muito cedo para poderem enfrentar as agruras da vida. Geralmente necessitam se mudar para outros estados ou municípios em razão da não oferta de estudos no local onde vivem, portanto todo tempo junto ainda é pouco e devemos aproveitá-lo ao máximo.
Tucunaré no azeite de oliva.

Nenhum comentário: