Fui convidado para proferir duas palestras para os alunos da Escola Estadual Joaquim Pereira da Rocha, com o intuito de trocar idéias com mais de 600 alunos, sobre o projeto da CGU, Controladoria Geral da União, sobre a fiscalização dos recursos públicos. Sobre o tema foi escrito uma redação individual.
Foram duas horas de interação muito interessante com jovens detentores de um censo crítico muito apurado, e que sofrem as conseqüências da vida no interior. Muitos já começam a se preocupar com o futuro, o que estudar e o que fazer na vida, a falta de lazer e de cultura etc.
Fiscalização sobre o uso dos recursos públicos, um tema que tenho grande apreço, pois somente com um combate sério à corrupção, podemos vislumbrar a esperança de um País melhor, onde todos terão oportunidades de acesso a um ensino de qualidade, saúde, lazer e oportunidades de trabalho.
No debate que foi muito importante, tratamos do papel do cidadão na sociedade, de fiscalizar o trabalho dos seus representantes, de fiscalizar a qualidade das obras realizadas com o dinheiro do contribuinte, de fiscalizar os gastos dos gestores e onde o nosso dinheiro está sendo investido.
Após a palestra e de responder todas as perguntas, os alunos fizerem uma redação sobre o tema discutido, que será analisado pelos professores para poderem participar do concurso nacional.
PARTE DA TARDE
Novamente o pátio lotado com mais de 300 alunos de todas as séries, mas muitos do 8º e 9º período. Foi uma experiência marcante porque foi possível ouvir as reclamações e principalmente os desejos e as carências que nossa juventude tem e que o poder executivo simplesmente relega a terceiro plano, ou a plano algum. Nossos jovens necessitam urgentemente que o estado invista em áreas de lazer, e áreas de lazer, não é simplesmente construir quadra de esportes. Lazer significa diversificar a oferta de comodidades aos jovens, que necessitam de quadras de basquetes, vôlei, campo de futebol, e principalmente de equipamentos, como bola, redes, e professores que os acompanhe. É necessário o investimento em oficinas de musica, lutas como jiu jitsu, capoeira, entre outras.
Apos explanar e mostrar todas as ferramentas disponibilizadas aos jovens pela internet para que fiscalizem e denunciem as mazelas efetuadas com o nosso dinheiro, fomos para as perguntas e numa troca de idéias foi possível verificar as necessidades e ansiedade dos nossos alunos que certamente refletem as necessidades de seus pais:
AS RECLAMAÇÕES MAIS CONSTANTES.
Iluminação do bairro bom futuro,
Investimentos nas ruas do bairro bom futuro.
Mais segurança pública,
Áreas de lazer para os jovens;
A necessidade de trabalharem e não poderem pela idade, ou não existência de oferta de empregos,
A cobrança para que os vereadores fiscalizem e mostrem os resultados ao povo
A cobrança ao prefeito pelas ruas esburacadas,
A indignação de todos pela falta de investimentos no embelezamento da cidade;
Indignação pela canaleta em um pedaço da Avenida Getúlio e Tancredo, ao invés de rotatória;
Um total desabafo pela má qualidade da saúde:
Que não tem médicos, que a estrutura do hospital é utilizada para serviços particulares, principalmente para cesarianas;
Pela humilhação de chegar às 3 da manhã e não ter mais fichas.
Por não funcionar o ultra-som
Por não funcionar o centro cirúrgico
Por não ter ortopedista;
As reclamações com relação ao hospital foram tantas, que sugeri que fosse convocado o secretário de saúde para uma palestra, porque a grande questão e das reclamações era com a pasta dele.
De um modo geral foi muito proveitoso, uma vez que foi possível ver que temos uma grande responsabilidade pela frente para conseguir empregos, moradia, educação, saúde e demais demandas que estes quase 12.000 jovens estudantes, pois necessitarão de um lugar para morar, de mais empregos e certamente cobrarão cada vez mais ações práticas dos políticos e das instituições públicas.
OS POLÍTICOS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS SOMENTE MUDARÃO QUANDO O POVO COBRAR E PARTICIPAR.
VOCE QUER COMBATER A CORRUPÇÃO E SABER O QUE ACONTEÇE COM O NOSSO MUNICÍPIO, HOJE ESTÁ TUDO DISPONÍVEL NA INTERNET EM ALGUM DOS SITES ABAIXO:
Nenhum comentário:
Postar um comentário