domingo, 16 de outubro de 2011

CACHOEIRA DOIS DE NOVEMBRO.

Neste lugar maravilhoso, localizado nas corredeiras do Rio Machado, ou Ji-Paraná, distante 90 Km. da sede do município, na localidade de Tabajara, deverá em breve ser construida o mais novo empreendimento Hidrelétrico de Rondônia, que com tres turbina do tipo Kaplam, e uma barragem com 32,5 metros de altura, deverá gerar nas chuvas 350  mega de energia, e 180 megas de energia firme. esta quantidade de energia é suficiente para abastecer quase todo o estado de Rondonia.Certamente teremos algum tipo de impacto na paisagem do local, por ter sido privilegiado pela exuberante natureza.
Com as novas tecnologias envolvidas na construção de usinas geradoras de energia, o impacto ambiental é minimizado, afetando pouco o meio ambiente, pois não há necessidade de descaracterização da paisagem com a formação de grandes lagos artificiais. Com a tecnologia de turbinas horizontais, assentadas no leito do rio que utilizam a força e a velocidade do rio para geração de energia, os lagos formados, somente encobrirão a porção de floresta já comumente alagada na época das cheias.
Um emprendimento gigantesco para um município como Machaidinho do Oeste, que ira receber 10 bilhões de investimentos em uma obra que demandará 4 mil trabalhadores diretamente empregados nos canteiros de obras e milhares indiretos, utilizados pelas empresas do entorno como hoteis, restaurantes, pousadas, taxis, supermecados, bancos, fornecedores dos mais diversos produtos,  além de profissionais liberais.
Uma verdadeira revolução para o nosso município e nosso povo, que verá uma alavancagem nunca vista por esta região,  e os que aqui estão deverão estar preparados para colher os bons frutos advindos desta obra.
O vereador Amauri Valle, estudou a fundo a origem desta obra e juntamente com o SENADOR VALDIR RAUPP DE MATTOS, tem trabalhado desde o início do mandato para que a obra se torne realidade.
Os empreendimenos virão com certeza, a cidade se transformará com certeza, e por isso temos que nos preparar para que os próximos gestores estejam comprometidos com a serieadade, honestidade  e compromisso com a população, não aceitando aqueles que confundem os negócios públicos com os seus próprios negócios, e que estão sempre preocupados com o crescimento próprio em detrimento do bem estar social e melhoria da população e não de  alguns escolhidos e privilegiados.

Nenhum comentário: