terça-feira, 18 de outubro de 2011

FELIZ DIA DOS MÉDICOS

A todos os profissionais da área de saúde de Machadinho do Oeste, homens e mulheres que se dedicam a cuidar do bem estar deste povo sofrido, muito obrigado pelo carinho com que tratam de nossos pacientes.
Aos médicos que trabalham na unidade mixta de saúde e nos postinhos, neste dia  dedicado a voce, o Vereador Amauri Valle, vos parabeniza pela escolha desta nobre profissão. Sei que a tarefa é herculea, os desafios são enormes, que cuidar da saúde do povo  demanda coragem, dedicação, zelo e principalmente uma dose muito grande de despreendimento pessoal. Somente o profissional que possui a capacidade de sentir a dor do próximo pode cuidar com carinho aquele ser fragilizado pela doença, pela pobreza, pelas dificuldades próprias da vida dos que se aventuraram por esta terra inóspita, mas sei que os que aqui trabalham são profissionais dedicados e comprometidos, que não esquecem jamais o sagrado juramento de Hipócrates  feito no dia da formatura, que deve ser a biblia sagrada do  médico todos os dias da vida.
Em nome da Drª Jardenys, alma especial, talhada para a profissão, que com seu sorriso manso, sua alegria espontânea e dedicação de mãe aos que sofrem, minimiza a dor dos fragilizados fisica e mentalmente. Em seu nome saúdo todos os demais Médicos e Médicas de Machadinho do Oeste. Que o criador dos mundos, lhes de força, coragem e sabedoria para continuarem o exercício de tão nobre e magnanima profissão. Parabéns à todos.

O juramento de Hipócrates feito no dia da formatura.

"Eu juro, por Apolo médico, por Esculápio, Hígia e Panacea, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue:

Estimar, tanto quanto aos meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes.

Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém.

A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substancia abortiva. 

Conservarei imaculada minha vida e minha arte.

Não praticarei a talha, mesmo sobre um calculoso confirmado; deixarei essa operação aos práticos que disso cuidam.

Em toda casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução, sobretudo dos prazeres do amor, com as mulheres ou com os homens livres ou escravizados.

Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto.

Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça."


Nenhum comentário: