Hoje participei da festa em homenagem ao dia das crianças, realizada no barracão da linha LJ 25. Foi feito um churrasco especial para atender toda a comunidade, que se contavam as dezenas de adultos e crianças, que se confraternizavam alegremente. Fizeram-se presente na festa o secretário de educação, Vereador Celso Coelho, o vereador João Ailton, o vereador Cirilo Guedes, o seu Jorge Ronconi, e o prefeito municipal, que chegou a sua SW4 brindada, acompanhado de seu segurança particular.
Faltou um pula-pula para as crianças se divertirem como na LJ 04, mas a comida e os refrigerantes estavam muito bons o churrasco macio, e todos puderam se confraternizar.
Em conversa, com os presentes, se ouve sempre a mesma reclamação dos agricultores. A falta de perspectiva com a proibição das queimadas, que possibilitavam alguma produção de arroz, feijão e milho. Sem queimar o roçado, fica impossível produzir qualquer coisa, pois os agricultores descapitalizados, não têm condições de investirem em calcário e adubos para que as terras se tornem produtivas.
Se não conseguirmos mudar esta triste realidade, dentro de uma década, a grande maioria das pequenas propriedades hoje existentes, se transformarão em pequenas fazendas de cria e recriam de gado nelore, afastado os pequenos produtores de leite, que serão obrigados a migrarem para o núcleo urbano inchando ainda mais a periferia de nossa cidade.
Com a vinda da usina, este processa vai se acelerar em razão do êxodo provocado pela debandada da força de trabalho jovem - hoje já escassa- para os canteiros de obras das usinas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário