sábado, 1 de outubro de 2011

A IMPORTÂNCIA DA DEMOCRATIZAÇÃO NAS ESCOLAS.O CASO DAS RENS.

Sem entrar no mérito do fechamento das RENS, (SEDUC), que a meu ver foi atabalhoado, mas que no fundo esconde a vontade do Governador Confúcio Moura, de realizar grandes transformações na educação do estado, mas  sabendo que toda mudança é traumática por melhor ou "pior" que seja, enfrenta reações contrárias das pessoas. Nós somos geneticamente preparados para sermos conformados e conservadores, para não estar constantemente mudando o rumo das coisas. Talvez isto tenha alguma razão de sobrevivência, evitando que  a prole sofra com constantes mudanças de ambiente. Assim sendo,  o homem é gregário por natureza. Este comportamento se reflete na sociedade com todas as suas nuances, e podem ser sentidas não só no seio familiar, no ambiente público, mas também no ambiente privado onde as empresas enfrentam grandes resistência de seus funcionários, toda vez que é proposta alguma mudança significativa ou que seja imposto  para os quadros um novo chefe, uma nova rotina, novas metas até uma promoção causa medo, pelo desconhecido.
Sei que o fechamento da REN de machadinho causou muitos contratempos,  isto é previsível, uma vez que há décadas  a SEDUC determinou os rumos da educação estadual no município. A pergunta que fica é: a educação estadual evolui neste tempo? As escolas foram melhores equipadas? Os professores realmente foram valorizados? Os alunos saíram melhores preparados? Todos os problemas da educação e dos servidores foram realmente solucionados a contento, sem sofrer qualquer de pressão política, ou politiqueira? Enfim são perguntas que devem ser respondidas, neste momento de mudanças, mais importante que isto, penso que são as respostas  as novas perguntas a serem feitas o que realmente importa neste momento.
Como pode a escola, o maior patrimônio da sociedade, o berço de onde sairão os grandes homens que determinarão os destinos do município, do estado, da nação e do mundo, onde se prepara os grandes lideres, ou por inércia ou descompromisso dos governantes, condena toda uma geração de homens e mulheres a lutarem por um mísero emprego, por falta de qualificação e conhecimentos adquiridos nos bancos escolares. Como pode a escola que vai formar os futuros democratas, ser um local onde a democracia pouco se aplica, pois  na grande maioria, os  cargos de direção e chefia, são impostos a pais, alunos e professores, sem qualquer consulta  ou  preocupação com a capacidade gerencial do profissional, quase sempre olhando simplesmente a bandeira partidária do ocupante ao cargo. Penso que a mudança proposta de eleições diretas para os cargos de direção e de conselhos educacionais, é o primeiro passo para mudanças profundas no sistema educacional brasileiro, que clama por urgentes mudanças, visando formar cidadãos com capacidade cognitivas  para enfrentar os desafios que lhe serão impostos pelas constantes mudanças por que passa a sociedade hodierna.
Certamente este choque inicial dará espaço para modificações duradouras, e os homens e mulheres que viveciam o dia a dia da educação saberão encontrar de maneira sábia, as melhores condições para si, para os alunos a quem se dedicam de corpo e alma, para a sociedade e para o próprio conceito de escola. "Na vida única certeza é a incerteza da própia vida"
A mudança já  era uma questão filosófica que atormentava o pensamento dos grande filósofos gregos, Platão, Heráclito, Sócrates  e Parmênides.
Para Heráclito a mudança era a regra: dizia que estamos constantemente mudando, pois um homem ao pular dentro do rio, quando sai já não é mais o mesmo, nem ele nem o rio. O rio porque as águas que o banharam já se foram. “O homem porque neste ínterim milhares de células já morreram, ele envelheceu”.
Aos professores, que pela própria formação, possuem grande capacidade crítica, - no sentido de entendimento-, portanto são capazes de proporcionarem as necessárias transformações na sociedade em que vivemos melhorando não só as próprias vidas  como a de milhares de crianças que dependem inteiramente de vocês para que a caminhada seja a mais segura possível.
Amauri Valle, Vereador.
Ps. Se você professor, diretor ou servidor da educação quiser postar alguma matéria relacionada à educação e correlatos, escreva assine e envie pelo e-mail: amaurivalle@webda.com.br, que será publicada na integra, desde que não ofenda a moral de outros.

Nenhum comentário: