Neste Domingo, fui procurado pelo proprietário da empresa que limpa fossa em Machadinho, que se encontrava em desespero, uma vez que há dias não mais conseguia chegar até o Lixão Municipal, para descarregar os resíduos residências e comercias retirado das fossas sépticas, e tinha pessoas sendo ameaçadas de multa pela vigilância sanitária não esgotassem as fossas. O proprietário não sabendo mais a quem recorrer uma vez que já tinha procurado o secretário adjunto de obras e o secretário de obras solicitando solução para o problema, mas ouviu que não tinha caminhão para levar o trator até o lixão. Por uma hora ouvi suas lastimas, inclusive o mesmo estava indignado porque até os veículos da prefeitura estavam transitando por dentro do cemitério - novamente o cemitério- para descarregarem o lixo no devido local.
Comprometi-me de nesta segunda feira as 07h30m.in estar no local para averiguar e cobrar solução para o problema. Ato continuo, liguei para o meu companheiro de trabalho na câmara, vereador Ezequiel Junior, e o convidei para se fazer presente para averiguar o problema. Hoje ao chegar ao local as 07h30min lá estava o proprietário da limpa fossa, e o trator de esteira que tinha sido descarregado e iniciado o serviço paliativo no aterro. É lamentável o descaso com que os prefeitos municipais, desde o primeiro prefeito até hoje, tratam o cemitério municipal e o lixão desta cidade, pois a muito passou do tempo de encerrar as atividades daquela cena de horror que é este lixão dentro da área urbana e transferir para outra localidade distante e apropriada para tal. Se não for possível, a mudança, então constantemente limpar e cascalhar as vias de acesso, fiscalizar o descarregamento de lixo no local cobra da empresa que recebe mais de R$ 500,000,00 para recolhimento do lixo que também faça a sua parte descarregando os caminhões no local apropriado.
A secretária municipal de meio ambiente é a responsável por cobrar e apresentar solução para o problema, afinal para votar um projeto que penaliza o produtor e o cidadão por qualquer deslize ambiental, teve que ser em sessão no rito urgente, urgentíssimo, sem dar tempo aos vereadores de lerem e discutirem, agora quando é para colocar em prática o mesmo com relação ao papel da prefeitura, ai o rito muda completamente, ou seja, para o cidadão os rigores da Lei, para o poder público, no caso leia-se Prefeitura Municipal, a mesma lengalenga de sempre, há! isto vem desde o tempo do prefeito fulano de tal, não tem recursos, não tem gente, não tem máquinas, não tem... não tem... não tem.. e o cidadão é que não tem mais paciência de ver o descaso das autoridades com esta cidade. – Lixão, cemitério, ruas esburacadas etc.
Lixo hospitalar chegando para o incinerador municipal. |
Tentanto liberar a estrada do lixo depositado |
Lixo recolhido na cidade jogado em qualquer lugar. |
O lixo sendo jogado no cemitério, um desrespeito. |
Aquele pequeno trator está fazendo um serviço que deve ser feito pelo menos a cada 15 dias, sem necessidade de vereador ter que ficar rouco de tanto cobrar solução, pois é natural que uma cidade com população urbana superior a 15 mil almas, gere uma grande quantidade diária de lixo urbano que necessita da correta destinação, e isto é papel do poder público solucionar.
Incinerador de lixo hospitalar abandonado |
Incinerador de lixo hospitalar novinho em folha |
Lixo sendo jogado na estrada |
Lixo recolhido jogado de qualquer jeito |
Lixo hospitalar chegando para o incinerador ao lado da piscina |
Piscinão de "ramos" alimentado pelo limpa fossa. |
A cruz solitária observando incapaz o lixo invadindo o seu solo "sagrado" que está erodindo pelo transito de veiculos que invadem em total desrespeito, o pouco que restou para aquele que tanto sofreu nesta terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário