domingo, 12 de fevereiro de 2012

SETE (dez?) HOMENS UMA MULHER! QUEM ESTÁ PREPARADO?


Vereador Amauri Valle.(PR)
Toda sociedade tem necessidade de preparar novas lideranças a cada geração. Os novos líderes surgem com idéias novas, projetos arrojados, conhecimentos  melhor preparação escolar e, principalmente, mais aptos para lidarem com as inevitáveis transformações da sociedade. O que vemos em nossa sociedade e no Brasil de um modo geral, é a apatia total dos jovens talentosos quando o assunto é política, pois de tanto verem triunfar a nulidade, como dizia Rui Barbosa; não mais acreditam nas boas intenções dos homens, (será que existe?) e isto é muito ruim para  o crescimento dos municípios, dos estados e do país, minando a esperança de dias melhores. Temos necessidades de "lideres" e líder é aquele homem e mulher  visionário que está um passo adiante do seu tempo, que consegue pensar  uma década à frente que não se importa de dizer "NÃO E SIM" quando tem que ser dito "NÃO E SIM" porque o momento exige esta decisão, e a toma  simplesmente porque deve ser tomada pelo bem de todos,   não se acovarda em  decidir pensando que  a decisão pode não popular, não agradar fulano ou cicrano e, principalmente, a clássica frase: Mas e as eleições?  posso perder votos. Em razão desta malignidade que a meu ver é a reeleição, pelo menos neste estágio democrático em que os antigos  "lideres" se agarram ao poder com tanta força que nos faz pensar que são imortais, pois mesmo no avançado da idade e já demonstrando claros sinais de senilidade, não abrem espaço para que a democracia seja arejada com novas idéias e ideais, ao dificultarem que os  jovens possam demonstrar o potencial que tem. Por isto a reeleição atrasa  o avanço social e a melhoria da vida do povo brasileiro, pois em razão do próximo voto, pouco se avança na esfera política, pouco se faz de produtivo a não ser garantir o "pão nosso de cada dia" todos os dias e de preferência que este dia nunca termine.
Machadinho do Oeste, um município abençoado e promissor precisa incitar os seus jovens a tomarem gosto pela boa política, pela política séria, compromissada com a sociedade em seu todo, com vistas ao futuro, com planejamento  para o crescimento da cidade, cujos gestores (Prefeito, Secretários, Vereadores, Servidores) tenham como meta a disssimonação do progresso e dea melhoria na vida de toda a sociedade e não para meia duzia de apaniguados e escolhidos, pois estamos assistindo o estertor do ciclo assentamento-madeireiro, onde a única qualificação exigida era saber manejar a motossera e o trator para  suprimir a floresta e dela retirar o que fosse possível, sem qualquer preocupação com o crescimento sustentável e bem estar do cidadão. O ciclo assentamento chegou ao fim literalmente, hoje é mais fácil chegar à lua do que derrubar e queimar uma arvore, e isto é bom para todos, pois está forçando o surgimento de uma nova força econômica e novos metodos produtivos ( peixe, confinamento, inseminação, agricultura empresárial, condominios de luxo etc).  As madeireiras ainda terão uma pequena sobrevida alimentada pelo que  restou nas reservas extrativista  cuja madeira ainda não foi “roubada”,  mas estas também estão com os dias de glória contados. E os antigos lideres, que exerceram  o seu importante papel como pioneiros, também precisam ser substituídos por homens e mulheres que estão mais preparados para levarem a nossa cidade a outro patamar de crescimento, baseado em atividades sustentáveis, na agricultura empresarial, nos investimentos do poder público para tornar o pequeno produtor capacitado e não abandonar o campo,  isto exige grande produtividade de pouca terra, animais de qualidade para que seja produzido leite e outros produtos agrícolas que atendam o novo consumidor,sem agredir o meio ambiente. Machadinho se encontra em um momento especial, embalado pelo avanço da economia brasileira, pela perspectiva dos investimentos nas usinas e pelo próprio crescimento inercial de uma sociedade com 32 mil habitantes, isto exige uma gestão preparada para os grandes desafios que virão e principalmente para atender o povo que não mais aceita  gestores públicos que não ouçam os seus clamores e não promovam a constante melhoria em nossa infra-estrutura,  preparando o município para os grandes desafios desta década.
Para os leitores e eleitores refletirem se os homens e mulheres que nutrem a pretensão de serem as novas lideranças políticas reúnem as condições exigidas pelo novo momento.
Eis ai a lista dos pretensos pré-candidatos a função de lideres políticos com a incumbência de gerir este mega município.
Mário Alves “Marinho da Caerd” atual prefeito ( PV) reeleição
Neodi Carlos Francisco de Oliveira  ( PSDC) prefeito 4 anos primeiro mandato e 1,3 meses segundo – atual deputado estadual.
Amilton Monteiro de Lima “Montcar”  empresário, ( PDT)
Reginaldo Pereira (pastor reginaldo) ex-candidato a prefeito (PTB)Ângela Maria Lino empresária “ Kariri” (PSD)
Amauri Valle “vereador” ( PR)
Eliomar Patrício “vereador” (PT)
Celso Viana Coelho vereador licenciado – ex-secretário de educação, retornou a câmara (PMDB).
Cartas na manga que podem surpreender.
Paulo Henrique dos Santos "remap"(PP) -empresário
Lionço Toledo "nego 5º BEC" (PSDC) ex-vereador
Ezequiel Junior (PSDC)-Vereador
Eis aí caro leitor a encruzilhada que se desponta para definir o futuro de Machadinho do Oeste, não só para os quatro próximos anos mas para as próximas décadas. De nossa escolha depende o nosso futuro.
Mario Alves (PV)



Neodi Carlos (PSDC)
  
Pastor(PTB) Amilton ( PDT)

Angela (PSD)

Leomar (PT)
Celso (PMDB)

Amauri Valle (PR)



Voce gostaria de dar sua opinião, utilize a opção comentários no rodapé da reportagem, não é necessário se identificar, desde que faça os seus elogios, críticas e sugestões com razoabilidade. Participe pois sua opinião é importante para o avanço da democracia. Quem não participa não reclama.

 



Um comentário:

Anônimo disse...

gente tenho medo desce tal depuado voltar a ser prefeito de machadinho,nós funcionarios sofremos tanto com esce homem na prefeitura,tirou nossas gratificaçaoes.nao mandou um centavo de emenda pra machadinho,e agora que machadinho tem os planos das usinas vem dando uma de bom rapaz,mas na verdade só ta pensando em si proprio!nao que eu seja a favor do atual prefeito mas vamos dar oportunidade a outras idéias,esta em nossas maos.