segunda-feira, 26 de março de 2012

PARABÉNS JUNIOR, LENIRA E FORMANDOS VOCES SÃO OS VERDADEIROS "SIM"

Formanda Regiane

Apesar de algumas controvérsias, tive a honra de ser convidado  pela Aluna Silvia Gandra e Regiane Casé, para participar  da formatura dos alunos de serviço social da Unopar. Formatura esta realizada em conjunto com os alunos de contabilidade. Ao todo receberam o merecido e transformador diploma de bacharéis em Ciências Contábeis, e Assistentes Sociais, duas nobres profissões. A Unopar campus Machadinho do Oeste, uma obra visionária de duas pessoas que merecem todo o respeito e admiração do povo de Machadinho pela "ousadia" de ver onde ninguém nada via, de acreditar no potencial de homens e mulheres, jovens e adultos desta cidade.

Pedro Bentes, carinhosamente conhecido como Junior e Lenira Miquelino, é os baluartes que tem possibilitado a inclusão no mercado de trabalho qualificado, de centenas de Machadinhenses, que de outra maneira jamais teriam acesso aos bancos de uma universidade. Ontem, a sociedade de Machadinho não recebeu somente mais 25 novos diplomados no ensino superior, recebeu 25 novos livres pensadores, que a partir dos bancos escolares, garantidamente  passam a ver o mundo e a sociedade de maneira diversa. Homens e mulheres que adquiriram o cabedal de conhecimentos suficiente para se iniciarem  no próprio caminho,  com a autoconfiança que o saber possibilita. Muitos ainda associam a formação superior somente ao "ganhar dinheiro", sob a falsa alegação de que "fulano e sicrano" não estudaram e são ricos. Mas estes são as exceções e não a regra. E, sociedade alguma consegue o progresso de seu povo sem que a educação de qualidade seja ofertada a todos. Parabéns aos homens e mulheres que ontem galgaram mais um e importante degrau do saber.
Certamente estes são os homens e mulheres "SIM" do  escrito abaixo.
OS HOMENS E MULHERES "SIM" E OS HOMENS E MULHERES "NÃO"
Caetano Coll Y Toste. Escritor Porto-riquenho. 1850-1930

As coisas governam aos homens mais que os homens às coisas; mas o preconceito da negação não é mais que o pessimismo dos homens irresolutos. Esses homens foram os que se aterrorizaram diante do imenso oceano que chamaram “mar tenebroso”; e acovardados ante as ondas que se enroscam como serpentes e parecem morder, retrocederam e lhes chamaram “abismo que separa”. Mas vieram os homens e mulheres de boa vontade, os caracteres firmes, os homens e mulheres “sim”, e surgiu o tronco flutuante, a vela, a bússola e o barco a vapor; pontes movediças que levam a boa-nova do progresso a todos os povos, engrandecendo seu comércio e sua agricultura.
Os homens e mulheres pusilânimes, os homens negativos, os timoratos, os abúlicos, os homens e mulheres “não” viram as geleiras, os bosques, os saltos, os montes, e os chamaram “fronteiras”, e os consideraram como barreiras intransponíveis entre os povos, e nunca pensaram e nunca tentaram transpô-las. Mas apareceram os homens e mulheres de fôlego, os homens, positivos, homens de vontade enérgica, os homens e mulheres “sim”, e domaram o cavalo, amansaram o boi, inventaram a carreta e o carro, e a estrada de ferro; e a montanha veio abaixo para exterminar o abismo; os altos cumes se transformaram em hortos, e se perfurou o monte e se fez o túnel, e se lançou aos ares a ponte metálica, o apito atroador da locomotiva despertou aqueles que se tinham adormentado no enervante sono do pessimismo.
E assim aconteceram os progressos humanos. Nenhum homem é completo em sua obra. Necessita que outros a venham completar.. E esses são os homens “sim”. Nada, absolutamente nada sai completo da mente humana, por isso o homem isolado sucumbe, e sucumbe a família isolada como também sucumbe o povo que se isolou. É preciso fraternidade intelectual entre os homens para o progresso da sociedade.
O “sim” sempre se imporá ao “não” porque o “não” é infecundo, é estéril. Os homens e mulheres de enérgica vontade, os de argila de chefe, hão de sempre dominar os trêmulos, os fracos, os covardes. Os espíritos poderosos, os justos e tenazes, são os que sobem aos altos píncaros e os que cingem os louros; porque em todos os tempos e lugares os homens “sim” levarão de vencida os homens “não”.

Aos formandos, em nome de todos os Edis da Câmara de Vereadores de Machadinho do Oeste, instituição que honrosamente estava representando na mesa de honra, desejo sucesso absoluto na jornada que a vida os reserva.





 


 




Um comentário:

Anônimo disse...

Nobre vereador, nós é quem sentimos honrados com sua ilustre presença. Pessoas inteligentes reconhecem o trabalho que é realizado com seriedade. A nós resta-lhe agradecer pelas palavras de incentivo. O nosso muito obrigado.

Lenira D. Miquelino