terça-feira, 20 de março de 2012

SEGUNDA INSTRUÇÃO DO APRENDIZ MAÇOM- AMAURI VALLE



À G D G A D U
À Aug e Resp L Simb Pedreiros de Machado nrº 27,
Or de Machadinho do Oeste-Ro. Rito REAA
TRABALHO REF. SEGUNDA INSTRUÇÃO NO GR de Apr M
V M e demais IIr dando continuidade ao processo de iniciação ao grau de Apr M com as graças e iluminação do G A D U passamos a descrever o que compreendemos da segunda instrução, recebida nesta L e que tratou do Pain de Apr M .
Nesta etapa do aprendizado é dado-nos a conhecer sobre o Pain da L e, seu Simbolismo para o Grau de Apr M . Iniciamos pelo formato da L , cujas medidas simbólicas abrangem todo o universo, indicando ao Apr , que a M é uma instituição de alcance universal, presente do Or ao Oc de N a S ; abrangência esta que significa a Caridade do M que deve ser plena dentro dos limites de cada um.
Caridade, esta maravilhosa capacidade que nos foi legada pela divindade. Em eclesiástico 4:5,6 está dito: " Não apartes os teus olhos do necessitado, não dês ocasião aos que te pedem de te amaldiçoar, porque será atendida a deprecação do que amaldiçoa na amargura da sua alma, e atendê-lo-á aquele que o criou". Mas a Caridade, que o M praticar deve ser pautada pelas palavras do Mestre Jesus: " Quando, pois, deres esmola, não toques trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pêlos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa".
No L da L dos muçulmanos, o profeta Maomé prega e exalta e generosidade, a caridade, a hospitalidade , a gratidão e condena em termos duros a avareza, a mentira, a hipocrisia, a avidez, a cobiça, a deslealdade, o orgulho, a arrogância. Diz o profeta: " Nos vossos bens, que haja sempre um quinhão para o pobre e o deserdado" 51:18,ainda: "E aqueles que vencem a própria avareza, são eles os vitoriosos" 59:9
V M no meu entender a Caridade do M não pode ser conceituada somente do ponto de vista material do esmoler. A caridade deve ser vista como um conceito social e humano muito mais amplo e abrangente, que deveria ser o horizonte de todo M . Praticada em sua plenitude como parte da evolução espiritual, utilizada para apreendermos todo o significado da humildade e simplicidade, afinal se o a Maç tem como meta a melhora da sociedade, necessário se faz que antes melhore a sí. Este poema de Amado Nervo, sintetiza um pouco da verdadeira Caridade: "Todo o homem que te procura tem alguma coisa a pedir-te: o rico enfastiado, a amenidade de tua conversação; o pobre, teu dinheiro; o triste, um consolo; o débil, um estímulo; aquele que luta, uma ajuda moral. Todo homem que te busca certamente tem alguma coisa a pedir-te.
E tu ousas impacientar-te! E tu ousas pensar: " que maçada!" Infeliz! A lei inescrutável que divide misteriosamente as excelências, digna-se de te outorgar o privilégio dos privilégios, o bem dos bens, a prerrogativa das prerrogativas: dar! Tu podes dar!
Dá, em todas as horas do dia! Que seja um sorriso, um aperto de mão, uma palavra de alento! Em todas as horas do dia és semelhante a Ele, que é uma dádiva perpetua disseminação e regalo perpetuo.
Devias cair de joelhos diante do Pai, e dizer-lhe:
__Graças porque pude dar, meu Pai. Nunca mais passará diante de mim a sombra de uma impaciência! Em Verdade vos digo que mais vale dar que receber!
E, chegado o dia que o Altíssimo pedir conta de nossas obras, poderemos dizer-lhe. Sim! Ò Deus Poderoso e Onipotente, eu servi ao meu Irmão; dei o melhor de mim aos Homens; fui útil nesta Terra; pratiquei a verdadeira Caridade.
Na continuidade do aprendizado nos foi dito sobre o significado das três grandes CCol sustentáculo de toda L Maç Regular , Justa e Perfeita.
V M as colunas simbólicas são os sustentáculos da Ofic Maç . Diz-se que a Loj é sustentada por três grandes colunas: a SABEDORIA– personificada no V M para poder idear. V M e IIr vejamos o que nos ensina o Eclesiástico em 4:28,29 " E, não retenhas a palavra quando ela poder ser saudável. Não escondas a tua sabedoria na sua beleza. Porque a sabedoria dá-se a conhecer pela língua, e o bom senso e a doutrina mostram-se na palavra do homem cordato" A FORÇA - representada no 1ª Vig , para suster; em Isaías 12:2 temos " Confiarei e não temerei porque o Senhor Deus é a minha força"; e a BELEZA – figurada no 2ª Vig para adornar. Assim a Sabedoria nos guia em todas as nossas iniciativas; a Força nos sustem em todas as nossas dificuldades, e a Beleza que adorna o homem interno. Quando Hermes pergunta a Osíries o que significa a beleza interna desta visão : "Já não vejo com os olhos do corpo e sim com os do espírito. Como ocorreu Isto?". O deus lhe responde: Filho do pó eis que o Verbo está em ti. Aquilo que em ti entende, vê, palpita, é o próprio Verbo, o fogo sagrado a palavra criadora".
V M o universo é o T da Div a Quem servimos; Sabedoria, Força e Beleza rodeiam o Seu trono como colunas de Suas Obras, por que Sua Sabedoria é infinita, Sua Força é onipotente, e Sua Beleza resplandece na simetria e ordem de toda a criação. Cada M é considerado uma coluna de sua L que simboliza o Universo; em Apoc 3:12 está escrito "Ao vencedor, o farei uma coluna do Templo de meu Deus, e dele nunca sairá"
IIr a escada de Jacob que aparece no painel de Apr cujos degraus vão da terra ao céu simboliza singelamente o ciclo involutivo e evolutivo da vida, em seu perpétuo fluxo e refluxo, através de nascimentos e mortes. Em Gên., 28:12,13 está escrito: " E Jacob sonhou: E viu em sonhos uma escada posta sobre a terra, e a sua sumidade tocava no céu; e também os anjos de Deus subindo e descendo; e o Senhor firmado na escada, que lhe dizia: Eu sou o Senhor Deus de Abraão; e Deus de Isaac: e darei a ti e tua descendência a terra em que dorme."
Para os M os degraus da escada de Jacob significa as três virtudes conhecidas do mundo profano: Fé , Esperança e Caridade. As três magnas virtudes são simbolizadas respectivamente pela cruz, âncora e cálice, que figura sobre a escada de muitos degraus ( escada de Jacob) que se ergue até a estrela heptagonal. Simbolicamente estes degraus representam as virtudes pelas quais pode a alma ascender até atingir a mais alta perfeição simbolizada pela referida estrela.
Mas para atingirmos o topo da escada de Jacob devemos ser vigilantes os tempo todo, pois depende de nossos esforços a conquista da perfeição; tal qual o iniciado no nos mistérios de Hermes Trimegisto, que em busca da verdade pergunta ao hierofante: " Ser-me-á permitido, algum, dia, aspirar a rosa de Ísis e ver a Luz de Osíres?" Respondiam-lhe: " Isso não depende de nós. A verdade não se dá; encontramo-la nós mesmos ou, então, não a encontramos. Não podemos fazer de ti um adepto; é necessário que consiga sê-lo por ti mesmo....Não apresse a abertura da flor divina. Se deve vir virá com o seu devido tempo. Trabalha e ora com fervor".
Porque a divindade dá-nos a inteligência, a força, a sabedoria e o livre arbítrio para que possamos compreender as nossas forças e fraquezas, e com o propósito de caminharmos lenta, mais firmemente, em direção a luz esclarecedora; e, não nos deixarmos abater pelas dificuldades que encontrar-mos pelo caminho. Assim diz Osíres ao iniciado" A alma é uma luz velada. Quando se lhe descuida, se escurece e se apaga, mas quando se verte sobre ela o santo óleo do amor, acende-se como uma lâmpada imortal"
O Pavimento Mosaico (não de mosaico) isto é, da religião de Moisés é um dos ornamentos da L com seus quadriculados branco e preto alternados, simbolizando seres animados e inanimados que decoram e ornamentam a criação, bem como o enlace do espírito e matéria, dia e noite, o bem e o mal, luz e trevas, o princípio e o fim , a vida e a morte, enfim, o pavimento Mosaico representa a dialética harmônica.
O Pav Mos reflete a Maç , em suas diferentes cores e opiniões; a polaridade positiva e negativa da natureza, e a dualidade do bem e do mal, por cujo labirinto deve o iniciado encaminhar-se oscilante ou decidido, mas sempre perigosamente, em direção à perfeição.
O Pav Mos , é o símbolo dos contrastes, da variedade de credos e raças do mundo, e da extinção dos preconceitos raciais e religiosos, em suma o Pav Mos é o solo e vereda dos Justos. Isaías 26:7 : "Reto e o passo do Justo e reta é sua vereda"
V M o Pav Mos , deve ser fonte de inspiração aos IIr , que devem ver na dialética mais um instrumento para solução harmônica e fraternal das divergências e dos contrates de pontos de vista. Contrastes estes que jamais deveriam levar os verdadeiros IIr a desunião, lutas e querelas; afinal se um dos objetivos da Maç é lutar e trabalhar por um mundo melhor; este objetivo somente será conseguido, após tornar-mos homens melhores. Somente homens que já conseguiram vencer os próprios erros, o orgulho e a vaidade que cega a alma, enfim, somente os que já conhecem a sí mesmos, poderem servir de instrumento para uma sociedade melhor.
"Guarda-te de fazer o papel de zombeteiro e de trocista, porque tal defeito te fará cair insensivelmente nas maneiras baixas e grosseiras, e fará que percam os outros o respeito e consideração que por ti sentem." Epicteto
A Orla Dentada, que contorna o Pavimento Mosaico cujo primeiro significado Maçônico é o Amor, simbolizado pela atração universal. Os múltiplos dentes devem lembrar os astros do Universo e, os planetas que giram em torno do sol. Por analogia que os homens devem unir-se com o amor fraternal. Lembra ainda A Família e a Pátria, ou seja que os filhos devem unir-se em torno dos pais e a nação em torno do respectivo chefe. Sendo de aspecto radiante, isso lembra que os M devem espalhar esses princípios de Harmonia Universal pelo mundo Inteiro.
Em eclesiástico (3:7,8,9,10) está escrito: " O que honra a seu pai, achará a sua alegria nos seus filhos, e será atendido no dia da sua oração. Viverá uma vida mais dilatada; e o que lhe obedece, dará refrigério a sua mãe. Filho, ampara a velhice de teu pai e não lhe dê pesares em sua vida; e se lhe forem faltando forças, suporta-o, e não o desprezes por poderes mais do que ele, porque a caridade que tu tiveres usado com teu pai, não ficará posta em esquecimento".
V M da corda de 81 nós, que simbolicamente representa a cadeia de união que une todos os Maçons do mundo, temos pendente as quatro BORLAS ou Borda Marchetada, que no ritual M é considerado um emblema da Muralha dos Guardiães Protetores da humanidade, constituída pelos Homens que galgaram o pináculo da perfeição evolutiva.
Esotericamente as quatro borlas representam as virtudes cardeais: A Temperança, a Coragem, a Justiça e a Prudência.
Como já vimos, reto é o passo do justo e reto é o seu caminho, O Preceito Maçom para Justiça é este: devemos fazer aos outros aquilo que queremos que nos façam, mas no sentido positivo de fazer, não no sentido negativo do não-fazer..
Coragem não significando o destemor físico e a ausência do medo, mas sim resistência às tentações e aos vícios e a coragem de amar o próximo como a si mesmo.
Temperança, qualidade necessária para viver socialmente em paz e, para não ofender o semelhante Para o M Temperança significa ser discreto, não revelar os segredos da Instituição aos PProf , não se deixar arrastar pelas paixões e vícios, e usufruir os prazeres da vida com moderação.
Prudência, significa que a cabeça esta acima de tudo. O M deve deliberar com firmeza, guiar cautelosamente seus atos e nada jurar sem a aprovação da consciência.
Das quatro virtudes cardeais, infere-se os quatro deveres fundamentais do M : amor a si mesmo, no sentido de amor aos próprios deveres; amor ao próximo; amor à Família e amor à Pátria. Porém acima de tudo, o amor a Deus , G A D U pois esse amor envolve todos os demais
" Recolhe-te ao teu próprio intimo para elevar-te ao Princípio das coisas, a grande Tríade que resplandece no éter imaculado. Consome teu corpo com o fogo de teu pensamento, desprende-te da matéria como a chama do lenho que devora. Então teu espírito lançar-se-á pelo éter puro das coisas eternas" Orfeu.
V M a primeira figura geométrica que se pode traçar com o C , é o circulo, centrado pelo ponto. Tomado por excelência como símbolo solar, ali se combina o infinito com o inicio de toda manifestação ou evolução. O relativo e o absoluto se acham, pois representados pela ação do C o qual, por sua vez, figura a dualidade e a união. Por esta razão adota a Maç o C como um de seus grandes símbolos, e coloca-o sobre o Alt da Loj enlaçado com o Esq para simbolizar o Macrocosmos, e o L da L que significa a Sabedoria que ilumina e dirige tanto o Macrocosmos como o Microcosmos. Os três são considerados as grandes Jóias e as grandes Luzes da M simbolicamente significando medida e justiça.
" Encaminharei os cegos para a estrada que não sabem. Fá-los-ei andar por veredas que sempre ignoraram. Mudarei as trevas diante deles em luz e os caminhos tortuosos em direitos" Isaías 42:16.
O N e o Pr jóia móvel usada pelo Pr e Seg. Vig. respectivamente; representa a igualdade social e a retidão de julgamento que deve ser sempre observada pelo verdadeiro Maç para que jamais oprima o seu Irmão contribuindo para a desigualdade social, que embrutece o espirito das massas pela opressão material, e a imparcialidade nos julgamentos, pois diante do G A todo homem possui os mesmos direitos e deveres . Assim trabalha sempre visando o bem.
Diz Sêneca: " Jamais um bom cidadão perde seu trabalho: este é ouvido e é visto. Sua fisionomia, seus gestos, sua muda obstinação e seu modo de andar, tudo auxilia".
V M e IIr , devemos portanto; mesmo que as custas dos mais árduos esforços, e, com à ajuda divina buscar incessantemente a sabedoria para podermos servir de exemplo a sociedade e a nos mesmos, e que o nosso conhecimento e aprendizado, mesmo que ínfimo possa irradiar-se e servir de porto ao nosso irmão menos favorecido pela sorte. Que os deuses digam amém.
Nada é grande na terra a não ser o Homem, e nada é grande no Homem a não ser a alma – Pico D Mirandola
Não vos deixeis levar pelas paixões e sede justos – Alcorão

Amauri Valle -

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