quinta-feira, 31 de maio de 2012

A DIFERENÇA ENTRE O "MELHOR" E O PREPARADO.

Não poderia ser diferente, pois nesta época do ano só se ouve falar em eleições, sobre os nomes que devem disputar o próximo pleito, quem vai ser candidato a prefeito, quem vai ser vice, quem vai disputar uma vaga para vereador, alias, uma das grandes preocupações do eleitor neste momento, é sobre quem serão os vices nas coligações. Isto demonstra a maturidade política do povo de Machadinho do Oeste, que começou a perceber a importância dos vices no processo administrativo municipal. Mas o que sempre ouvimos nas reuniões política que estão sendo realizadas, é que um se "acha melhor" que outro, e, portanto é o candidato natural ao cargo máximo e os demais por não serem os "melhores", ou devem se contentar com o cargo de vice, ou vereador ou nada. Devemos fazer uma pequena, mas importante distinção sobre esta aparentemente insignificante  questão semântica, que na verdade se traduz em indicador da personalidade dos homens e mulheres que estão pleiteando a indicação como pré-candidatos nas respectivas chapas. Aquele que se coloca perante o grupo como o "MELHOR", deste seria de bom alvitre se precaver, uma vez que ele ou ela, já está passando aos participantes um claro e inequívoco recado de sua personalidade e de como vai gerir os negócios públicos se for eleito. O que se acha o "melhor" declara implicitamente que não necessita de ninguém, uma vez que ele ou ela se basta a si mesmo, pois se é o melhor, os demais nada tem a contribuir,  não necessitando de ninguém, não vai valorizar o grupo. Vai querer ser sempre a "estrela" solitária a brilhar no firmamento do poder, os demais deve orbitar a sua volta e sempre admirá-lo, mas nada de contribuir com idéias que não sejam as dele mesmo. Discordar então, crime capital punido com a segregação,  declarado "persona non grata" e afastado do convívio com o grupo, pois o melhor nunca, jamais, vai aceitar que outros tenham idéias melhores que a dele mesmo. Estes nunca evoluem pois não necessitam aprender mais nada, o melhor não admite que talvez não seja assim tão "melhor" quanto se acha. 
De outro lado temos os que estão preparados para os desafios do momento, os que não se intitulam "melhores", mas dizem que estão preparados, pois estes tem  certeza que todos os dias ele é: mestre e aprendiz, ou seja, sabe que precisa buscar constantemente novos conhecimentos e para isto tem que se cercar de pessoas competentes  que saibam mais que ele, pois assim poderá "beber" da água límpida do saber alheio que contribui para o seu próprio crescimento. Os que se sentem preparados têm necessidade de ter grupos de apoio, pois sabem que sozinhos nada mais são que sonhadores que não chegam a lugar algum. Sabem que o sonho que se sonha só, é somente um sonho, mas o sonho que se sonha em grupo e colocado em prática, torna-se realidade. Este é o homem preparado  e quando o momento se apresenta  enfrenta sem medo, luta a boa luta com a esperança de vencer,  tem certeza que se não for o vitorioso não é porque tinha alguém "melhor" que ele, ou que o povo não soube escolher, pois a sua consciência lhe avisa que se não alcançou os píncaros da vitória,  é porque ainda não estava preparado o suficiente, ao invés de julgar e condenar continua se preparando.
Eis ai a diferença entre o "melhor" e o "preparado", ao se deparar com estes dois homens à sua frente analise o que cada um tem e decida conscientemente, sabendo  que cada um pensa e como se coloca perante você, saiba que o preparado poderá errar, mas se errar terá humildade suficiente para reconhecer o seu erro e buscar o acerto, conclamando o grupo para o trabalho, já o que se declara o  “Melhor” jamais aceitará ter errado, ele não erra, são as pessoas que erram ou  não sabem o que querem ou não ajudam o suficiente, enfim sãos os outros que erram, pois o "melhor" quando admitir que errou não mais será o "melhor".
Pense nisto antes de se decidir!
Tenho dito!

Nenhum comentário: