segunda-feira, 18 de junho de 2012

200 KM DE MOTO, MUITA ESTÓRIA DA SABEDORIA POPULAR.

Segunda feira levanto cedo, subo na moto, juntamente com meu companheiro Nelson, conhecido como Nelson do Miguel Ramalho,  vamos visitar quem interessa. O povo. Percorri quase 200 km das seis da manha às 5 da tarde, iniciando a caminhada pela casa do Senhor Gerson Sodré, um exemplo de que o trabalho árduo é a única ferramenta capaz de propiciar o desenvolvimento e crescimento da sociedade. O sítio do Gerson é de encher de orgulho qualquer um, pela produtividade e pela riqueza gerada. Após tomar um delicioso suco de laranja, colhida na propriedade e conversar por mais de duas horas, inclusive sobre a vergonhosa estrada que passa pela sua casa, que mesmo seca quase impossibilita a viagem de moto, discutir sobre as oportunidades deste município, partimos para outras propriedades, a do seu Milton, por exemplo, onde o mesmo estava suando a camisa dentro da represa de criação de peixes. Após diversas visitas na região do Cedro, fui visitar o Vereador Nilton César, um excelente amigo e parceiro no legislativo, que estava em seu sítio trabalhando duro na construção de um barracão, e que me informou do pífio resultado da reunião dos sete, - não é do G7-, não é do G7 que fique bem claro.
Continuando pela MA 15, eu de carreador após carreador, retornamos pela vicinal que desemboca na BR, próximo do QUINTO BEC. Foi um dia especial com dezenas de visitas, muitos amigos colecionados, dezenas de cafés, almoços, dúzias de copos de água, banana, laranja, poncã e muita prosa boa, neste rincão de Machadinho do Oeste.
Nestas viagens volto para casa satisfeito e enriquecido com a cultura popular e ciente que o homem do interior pode não ter estudado nos bancos escolares, mas tem a sabedoria da escola da vida, e isto ficou claro, hoje, quando fui visitar uma humilde casa no final de um carreador que nem imaginava alguém poder residir lá;  após muita conversa como é de praxe o dono da casa descambou para a política e  me disse ter só a quarta série mas não era bobo, e demonstrou isso quando afirmou que se algum candidato está pensando que desta vez o eleitor vai dar o seu voto,  como forma de protesto, é bom ir tirando o cavalinho da chuva. O eleitor não é bobo este ciente e consciente do seu papel nestas eleições, vai analisar cada um direitinho, e mais, muitos afirmam que  tem gente que pensa que vai mostrar um serviço no último semestre do mandato e vai enganar o eleitor, é bom ir se cuidando porque vai acabar enganando pelo eleitor. 
O interessante foi à análise que espontaneamente um cidadão fez do nome que venha a ser indicado pelo (PMDB), porque os eleitores estão de olho para saber a postura, uma vez que o partido foi oposição e situação, e agora querem saber como vai se comportar no palanque, se vai de Marinho. Para o morador o (PMDB) deveria se aliar a um nome novo para fazer a diferença em Machadinho, pois o município está precisando de novas lideranças feitas por homens e mulheres preparados.
Vai ser uma eleição emocionante, com nuances diferentes das que já vimos até o momento, e certamente ninguém pode afirmar de antemão que está eleito, que tem mais de 50% de preferência do eleitor, que não tem rejeição etc.  Pura falácia de quem não sabe ouvir a "voz rouca" do povo, e se ilude facilmente.


















Nenhum comentário: