quinta-feira, 28 de junho de 2012

FISIOLOGISMO VOCÊ SABE O QUE É? ACHA QUE EXISTE EM MACHADINHO?

DEFINIÇÃO SIMPLES DE FISIOLOGISMO.
Fisiologismo é um tipo de relação de poder político em que ações políticas e decisões são tomadas em troca de favores, favorecimentos e outros benefícios a interesses individuais, em detrimento do bem comum . É um fenômeno que ocorre freqüentemente em parlamentos, mas também no poder executivo, estreitamente associado à corrupção política. Os partidos políticos podem ser considerados fisiologistas quando apoiam qualquer governo independente da coerência entre as ideologias ou planos programáticos.
Este mal destroe a socieade, uma vez que a cada eleição e durante os mandatos, o que fala mais alta nas agremiações político partidárias é o fisiologismo de seus filiados, na verdade de seu diretório ou comissão provisória, onde meia duzia de membros definem os rumos e as coligações em troca de algumas secretarias, portarias, e outros mimos feitos com o dinheiro publico.
Geralmente nos pequenos municípios os GRANDES PARTIDOS? - grandes no que? no número de filiados ou de eleitos?-  negociam os apoios em geral para partidos insignificantes, que muitas vezes nem filiados tem, a não ser meia dúzia de gatos pingados, sem qualquer ideologia, mas que por uma questão ou outra, conseguem usurpar o poder e ai passam a serem vistos como grandes.
A moeda de troca mais cobiçada nas prefeituras dos interiores deste Brasil afora, são as secretarias de EDUCAÇÃO E OBRAS, - saúde quase não querem, pois apesar do grande volume de recursos, é muito problemática e visível pela população- porque são estas que concentram a maior fatia dos recursos municipais, EDUCAÇÃO, que sozinha consome no mínimo 25% da Receita Corrente Líquida do município, e obras que também é outro sangradouro de recursos pois nesta pastas costuma  estar a coleta de lixo urbana e outros mimos que muitos adoram.
Só a título de exemplo, para a melhor compreensão dos leitores, em mum município como Machadinho do Oeste, a EDUCAÇÃO neste ano está consumindo aproximadamente  R$ 21.000.000,00 ( vinte e um milhões)  e a secretaria de obras outros quase R$ 10.000.000,00 ( dez milhões de reais) ou seja somente estas duas pastas consomem sozinhas  quase metade do orçamento municipal, e por isto são objetos de desejo de muitos partidos que ao se aliarem nas campanhas, em especial quando querem ir junto com candidatos a reeleição na esperança que seja mais fácil para o detentor do poder vencer o pleito, tal como aves de rapina negociam as escuras o acesso ao butim, alias as secretarias, para atender os interesses de meia dúzia em detrimento da grande maioria do povo que dizem tanto querem ajudar.
VOCÊ NÃO DEVE CONHECER NENHUM GRANDE PARTIDO QUE SE VENDE PARA NANICOS A TROCO DE SECRETARIAS, porque em nosso estado esta prática não existe ou ainda não está arraigada.
Viva a democracia, e o povo que paga as contas, e a ideologia e o bem comum que vá as favas.

Nenhum comentário: