sexta-feira, 1 de junho de 2012

VOCE JOVEM CORRA QUE ESTÁ ABERTA INSCRIÇÕES PARA O ENEM 2012

Continuam abertas inscrições ao Enem 2012


ENEM Estudantes interessados em participar da edição 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ainda podem se as 23h59min do dia 15 de junho, no horário oficial de Brasília, pelo site http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao/ e as informações inerentes ao Enem (Saiba tudo do Enem) pelo site http://enem.inep.gov.br/

As inscrições para o exame custam R$ 35 e devem ser pagas até o dia 20 de junho, por meio de guia de recolhimento da União (GRU) simples, gerado no ato de inscrição. Caso contrário, a inscrição não será confirmada.

São isentos da taxa de inscrição alunos de escolas públicas que estejam concluindo o ensino médio em 2012. Para isso, sua escola deve estar cadastrada no censo escolar da educação básica e ele deve informá-la no ato da inscrição. Também estão isentos de pagamento aqueles que declararem carência socioeconômica (membros de família de baixa renda) ou estiverem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O pedido de isenção do pagamento da taxa somente poderá ser feito por meio do sistema de inscrição.

A nota do Enem pode ser utilizada para o ingresso do participante em universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Também servirá para que o estudante se beneficie do Programa Universidade para Todos (ProUni), obtenha o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou participe do programa Ciência Sem Fronteiras. Além disso, os
participantes maiores de 18 anos que ainda não terminaram a escolarização básica podem participar do Enem e pleitear a certificação no ensino médio . A certificação do candidato pelo Enem ou declaração de proficiência por área de conhecimento será expedida pelos Centros Estaduais de Jovens e Adultos - CEEJAs, autorizados ou reconhecidos pelo órgão próprio do sistema estadual de ensino em cada município do nosso Estado de Rondônia.

Para o ministro da Educação, o exame é uma importante peça na política educacional brasileira. "O Enem é peça estruturante do sistema de ensino superior do Brasil, porque na realidade ele é o grande instrumento de avaliação do mérito e desempenho dos

alunos", disse. Mercadante destacou que um dos focos do Ministério da Educação é quanto à lisura do exame. A segurança do Enem passou de 1.200 itens para 3.439 itens.

Entre as mudanças para a edição 2012, estão a correção da redação, que passa a ter mais mecanismos de controle, e a nota mínima para certificação de conclusão de ensino médio, que passa de 400 para 450 pontos em cada área do conhecimento. Na redação está mantido o mínimo de 500 pontos.

Em 2011, o Enem envolveu mais de 400 mil pessoas em sua realização e as provas foram aplicadas em 140 mil salas de aula. Este ano a logística de distribuição das provas, que ficará a cargo dos correios, terá 9.728 rotas. O Enem é o segundo maior exame do gênero, atrás apenas do realizado na China.

As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro, em todas as unidades da
Fonte:: www.correiopopular.net

Nenhum comentário: