sábado, 11 de agosto de 2012

GOSTO, DESGOSTO E CONTRAGOSTO

O homem é movido a emoções que internalizam o seu estado espiritual. Poucos homens e mulheres conseguem enganar o interlocutor mascarando as suas reais emoções e sentimentos, pois o semblante e o olhar negam o que a boca e os gestos  dizem. Somos movidos pelo GOSTO, que etimologicamente significa aproximadamente o seguinte: "sentido que nos permite apreciar o sabor das coisas, prazer, simpatia, alegria, elegância, caráter, recompensa etc.", mas no linguajar popular quer dizer mesmo que o cidadão está alegre, feliz de bem com a vida, está tudo uma maravilha, está fazendo aquilo com prazer, alegria e boa vontade, que não se sente ameaçado, obrigado, amordaçado e principalmente com medo de perder o emprego ou a portaria se não fizer o que o "chefe"  gentil e democraticamente está pedindo aos auxiliares diretos e indiretos. Quando a gente GOSTA, demonstra com sorrisos fartos, gestos de mãos que acenam com alegria estampada no rosto, demonstrando felicidade e prazer por aquilo que se está fazendo. Por exemplo, ESTOU GOSTANDO DESTA CARREATA, que é demonstrado em gestos fartos, sorrisos largos e certeza absoluta que o cidadão não está sendo afrontado com demonstração de poder e de dinheiro sobrando, e que ao passar o povo atrás não diga: que palhaçada está acontecendo aqui?. Não seria melhor gastar este dinheiro todo para acabar com a poeira de nossas ruas ou então mandar tampar os buracos que não deixam andar. A gente que assiste a tudo em silêncio capta o estado de espírito dos que passam e não consegue ver o GOSTO presente nem daqueles que se encontravam olhando o povo do alto de seus grandes veículos que perguntavam: E a transposição? E a saúde e a educação, pensa que somos bobos, mas não somos não. Será que os se exibem  têm o poder  de captar as emoções frias do povo ou não dizendo não GOSTO.
DESGOSTO: etimologicamente quer dizer: "ausência de gosto ou prazer, pesar, descontentamento", mas que no fim quer dizer mesmo que o sujeito não está  nada satisfeito com o que está fazendo, se sente pressionado e incapaz de tomar a decisão que no fundo gostaria, é uma tristeza da alma que reflete no semblante externo do cidadão que ao passar pelas ruas e avenidas vai sendo tomado por um sentimento negativo  e de vergonha pelo que está fazendo, sabendo que os que estão sendo julgados pelo julgamento implacável do olhar daqueles que assistindo estão mandando a mensagem simples e prática: aguardem que o troco vai ser dado, ou pensam que nos enganam com demonstração de força e de dinheiro, logo a nós que estamos sofrendo as conseqüências no dia a dia, vendo nossa cidade afundando na sujeira, nos buracos, na falta de gerência e nos desmandos, e vem agora usar os servidores para nos afrontar e o DESGOSTO na cara dos que passam dentro de seus automóveis caros e bonitos é nítido e claro, e o povo que assiste consegue captar pela lente da sabedoria popular que ali tem muita imposição e pouca satisfação. Como muitos dos que estavam desfilando gostariam de estarem quietinhos em suas casas, imunes ao julgamento duro e cruel do povo que sofre. O povo sente DESGOSTO pelo que é obrigado a aturar daqueles que deviam respeitar, e muitos dos que desfilam sentem DESGOSTO, em ver que o povo está DESGOSTOSO.
CONTRAGOSTO: etimologicamente quer dizer falta de vontade, aversão antipatia, mas que no português popular quer dizer mesmo que o sujeito está fazendo o que está fazendo a pulso, porque foi obrigado ou porque está com medo de retaliação, medo da vingança dos fracos e incapazes de entender que ninguém deve ser obrigado a nada pelo simples fato de trabalhar com fulano ou sicrano e por isto participar contra a sua vontade interior de um evento para demonstração do poder que não emanou da maioria absoluta do povo, estes o povo julga com certa benevolência, pois sabe que estão ai porque tem que defender o pão que alimenta os filhos e não gostariam de ser alvo da fúria dos "chefes" que já foram escravos, portanto não conseguem se atinar que a vontade é algo que vem do interior da alma e não imposta pelo poder das "armas" que o poder lhe coloca à mão, geralmente o poder da caneta que nomeia com pouco prazer, mas exonera com sádica satisfação.
Em algum lugar o povo assistiu impávido o desfile de: POUCO GOSTO, MUITO DESGOSTO e PARTICIPAÇÃO A CONTRAGOSTO.
Enquanto a nossa vontade não for respeitada, vamos viver sob a égide de pequenos tiranos e tiranetes, que sempre estão ávidos pelo poder puro e simples, e ao sair um entra logo outro no lugar.

Vamos dar um basta!



Nenhum comentário: