Vereador Amauri ( PR) em Viagem a Brasilia "Operação Arco de Fogo |
Nestas férias legislativas, afinal foram dois anos trabalhados de segunda a segunda, portanto bem merecido este pequeno regalo, que vou aproveitar para terminar os três cursos que estou fazendo para diminuir um pouco minha ignorância sobre administração pública. São eles:
- Elaboração de Projetos no SICONV.
- Prestação de Contas de Convênios e Contratos de Repasse no SICONV.
-Regime Próprio de Previdência Social: responsabilidades do gestor na sua formação e manutenção.
Aliado aos cursos sobre administração pública, iniciei através da FGV uma Pós-Graduação em:
-Metodologia do Ensino Superior.
Como dizia Albert Einstein “Concentre-se em conhecer, não em acreditar". Portanto vou aproveitar estas férias para dar inicio a uma nova fase de conhecimento, pois sem conhecimento tudo fica mais difícil.
Vou fazer uma peregrinação e visitar alguns dos meus amigos Prefeitos, conhecer as suas realizações, dificuldades, estratégias e principalmente os seus conselhos para quem está iniciando-se na política. Afinal nada substitui a experiência. Se tivermos humildade suficiente e buscar com quem sabe, iremos transpor o umbral que separa a ignorância do saber com maior facilidade, tendo a oportunidade de beber na fonte dos que já sofreram com os erros e hoje certamente amadurecidos e calejados pelas dificuldades da vida e do aprendizado, podem ensinar os passos a serem seguidos, contribuindo com a melhoria da sociedade em que vivemos.
Penso que a busca constante pelo conhecimento e aprendizado liberta e nos faz melhor a cada dia, pois que do primeiro ao último suspiro o homem "sabe que nada sabe" como dizia Platão, e por isso aprende a vida toda.
Vou visitar o Prefeito de Ji-paraná José de Abreu Bianco, que a meu ver é um dos maiores políticos do Estado de Rondônia, com uma trajetória invejável na qual angariou grande cabedal de conhecimentos, com a sua estada como Vereador, Prefeito, Deputado Estadual e Presidente da Assembléia Legislativa, Senador da República e Governador do Estado.
Este grande homem, de uma simplicidade e humildade cativante, possuidor da sabedoria dos orientais, pois ouve muito fala pouco, mas fala com precisão, tem muito a ensinar, como já tem me ensinado, portanto esta semana vou visitar o grande Homem Público de Rondônia, onde terei a oportunidade de cumprimentá-lo pelo seu trabalho e buscar o conhecimento tão necessário para enfrentar o dia a dia na vida pública com menos dificuldades e mais tranqüilidade.
Luiz Gomes (PR). Nova União |
Continuando a viagem vou visitar o Prefeito de Nova União, meu amigo Luiz Gomes, que administra aquela pequena localidade pelo segundo mandato consecutivo. Luiz, um homem especial, simples e humilde, está sempre dando bons conselhos e ensinando os passos necessários para ser um bom adminstrador, o que tem demonstrado nos trabalhos desenvolvidos em sua gestão, hoje Nova União está totalmente asfaltada, adquiriu um grande patrulha mecanizada, investiu em novas escolas, em manutenção de estradas em benefícios para a população.
Luiz sempre disposto a contribuir quando questionado, mostrando a realidade nua e crua do gestor público e dos caminhos arduos a serem trilhados para trazer os tão esperados beneficios para a sociedade. Luiz sempre diz que: " E melhor ser Corn.. que ser Prefeito, pois Corn... sofre uma vez só", vou visitá.lo para ver se mudou de idéia e usurpar um pouco do seu conhecimento.
Vitorino Cherque ( PMDB). Mirante da Serra. |
Imediatamente visitarei o meu amigo e irmão Vitorino Cherque, grande expoente do PMDB de Mirante da Serra, um grande homem, sempre alegre, -apesar da pressão alta- e enfrentando as dificuldades com galhardia. Vitorino e Mirante da Serra, foram duramente castigados pelo governo anterior, pois os fofoqueiros de plantão intrigavam o Ex-Goverandor Ivo Cassol contra o Prefeito, e se os prefeitos a favor já penavam, imaginem os Contras.
Mas Vitorino soube adminstrar as diferenças e buscou apoio em brasilia e com Cahula no que foi vem sucedido, hoje Mirante da Serra já respira ares de melhorias. Vitorino em sua primeira eleição para o executivo Municipal também vem sofrendo as dificuldades do aprendizado, mas tem bons profêssores, Valdir e Marinha Raupp, além de Confucio Moura a quem chama de "padinho". Vitorino não se furta em ensinar o que sabe e falar abertamente das dificuldades que enfrenta no dia a dia como executivo de municipios pequenos. " Te Cuida Luiz, porque Vitorino está planejando formar a Grande Mirante" e você já sabe quem ele vai anexar.
Continuando a viagem, irei visitar o Prefeito de Ouro Preto do Oeste, Ex-Deputado Alex Testoni, que ao assumir aquele município o mesmo encontrava-se em estado de calamidade. Após dois anos de trabalho árduo, implantado pelo Prefeito, que levou para dentro da administração pública os mesmos princípios aplicados em suas bem sucedidas empresas, logrou êxito em mudar a realidade do Município.
Ouro Preto é o exemplo prático e visível que se administrado com seriedade e muito trabalho sério a realidade pode ser transformada em curto espaço de tempo. O exemplo da boa aceitação e do caminho certo da sua administração, está no fato de Ouro Preto, apesar de possuir pouco mais de 18 mil eleitores, elegeu dois Deputados Estaduais, Jacques Testoni e Marcelino Tenório e um Deputado Federal, Carlos Magno. Esta fonte é propicia para se beber, pois que tem dado bons resultados, está no caminho certo e tem o que ensinar.
Jean dos "Muletas" (PMDB) Jaru |
Uma visita a meu amigo Jean Prefeito de Jaru que apesar das grandes dificuldades adminstrativas vividas por aquele pujante município nos últimos anos, o atual prefeito tem conseguido fazer um bom trabalho frente à administração municipal. Certamente o município de jaru guarda muitas semelhanças com Machadinho do Oeste, por isto penso ser importante ouvir do Prefeito as dificuldades vividas durante o aprendizado, os erros e acertos, além de estreitar os laços de amizade que sempre é muito importante em qualquer lugar, especialmente na vida pública e na política.
Um grande amigo, o Prefeito de Guajará-Mirim, Atalíbio, filiado ao PR, tem que administrar o grande problema dos Municípios mais antigos de Rondônia. Ver os seus munícipes migrando para a capital do Estado e para outras localidades em busca de melhores empregos, acompanhando o final do ciclo exploratório da madeira.
Este é um dos grandes problemas dos municípios localizados fora do eixo de BR, e de difícil solução a curto prazo. A diminuição da população causa um grande problema aos prefeitos pela queda na arrecadação via repasses federais e estaduais, mas tendo que manter à mesma estrutura administrativa e a manutenção dos investimentos, tais como estradas vicinais e urbanas, alem do prédios públicos e a principal de todas as dores de cabeça dos atuais prefeitos, manter a folha de pagamento dentro dos limites impostos pelo TCE. Vamos visitar o amigo e ver o que o mesmo tem lidado com a questão e o que pode nos ensinar.
Mário Alves (PV) Machadinho do Oeste |
No retorno, agendar uma visita ao Prefeito Mário Alves, que em seu primeiro mandato como Executivo Municipal, tem enfrentando as dificuldades inerentes a quase todos os prefeitos do interior, que administram grandes problemas com poucos recursos e tem se virado como podem.
Certamente o Prefeito de Mário Alves tem muito a ensinar com o aprendizado que obteve nestes dois anos a frente do executivo municipal, pois o mesmo tem buscado incessantemente ajuda junto aos parlamentares em Brasília e Porto Velho, o que certamente lhe garantiu grande conhecimento e amadurecimento político nestes dois anos.
Porque visitar o Prefeito de Machadinho por último? Por que aqui somos sabedores de todas as dificuldades enfrentadas, e certamente será mais produtivo o aprendizado após ter ouvido a realidade de outras localidades, sem contar a dificuldade maior para conversar com o prefeito, em função da sua agenda sempre cheia de compromissos, pois além de ter que viajar para em busca de recursos e conhecimentos, tem que atender o povo e cuidar dos demais compromissos, portanto posso esperar para ser atendido com tranqüilidade e beber na fonte do conhecimento local, onde afinal acontecem os problemas e aparece as soluções.
A todos um 2011 cheio de realizações, com muita segurança, saúde e sabedoria.