segunda-feira, 7 de março de 2011

PARABÉNS MULHER PELO SEU DIA!

Peço desculpas a todas as mulheres deste Machadinho, mas não vou postar bonitos poemas, ou contos, copiados de algum site ou livro, falarei do dia da mulher ouvindo o meu coração e os sentimentos, sem ser piegas, humildemente espero que todas se sintam homenageadas.
Dia 08 de março, dia internacional da mulher, teve origem lá pelos idos de 1852, quando 130 valentes mulheres que trabalhavam em uma fabricam de tecidos de Nova York, se rebelaram contra o sistema escravocrata ao qual eram submetidas na humilhante labuta onde eram obrigadas a cumprirem jornadas de trabalho diária de 16 horas (e hoje reclamamos das 8) recebendo pelo mesmo esforço o equivalente a 1/3 dos salários pagos aos homens.
Como toda conquista vem com muito suor, lágrimas e sangue, esta não poderia ser diferente, pois a manifestação foi reprimida com tal violência  que as mulheres foram trancafiadas dentro da tecelagem e ateado fogo ao prédio, resultando no óbito de todas.
Apesar disto somente em 1975 a ONU estabeleceu o dia 08 de março como dia internacional da mulher em homenagem as 130 mártires de 123 anos atrás, e que hoje e para sempre será lembrado e relembrado.
Mas todo dia é dia da mulher, pois a mulher é o esteio que mantém a família, que une o lar, que educa os filhos, que protege e dá a vida por seus rebentos. A mulher tem múltiplas funções: é mãe, esposa, amante, avó, educadora, conciliadora, forte, sensível, enfim possue mil e uma facetas que muitas vezes não é reconhecido pelos homens, pelos filhos e pela sociedade, mas elas continuam sempre firme apesar de tudo e de todos.
A mulher tem dupla, tripla jornada de trabalho e não reclama por trabalhar fora, chegar em casa cansada e ter que administrar o lar,  supervisionar os afazeres de hoje e de amanhã, sendo quase sempre a última a se deitar e a primeira a levantar, para que os filhos e esposo ao acordarem encontrem a mesa posta, uniforme passado e pronto, sapatos no lugar entre outras tarefas, e, sempre atentas para que ninguém perca o horário. É aquela que se preocupa com as refeições de todos, mas as vezes vai ao trabalho sem fazer o seu desjejum, algumas porque deu aos filhos o pouco que tinha, outras, porque de tantos compromissos não lhes sobrou tempo para a refeição, algumas para ficarem com o corpo em forma, porque apesar de tudo ainda a sociedade lhes cobra o corpo perfeito.
Mulheres! Todo dia é vosso dia, vos que sois tidas como sensíveis e fracas, mas que nas horas mais difíceis da vida demonstram o quão forte e valentes são, vos que suportais a dor do parto com uma alegria inimaginável para qualquer homem, enfim nas horas de turbulência quando os "fortes" desmoronam vocês, mulheres, mesmo com o coração partido em mil pedaços, estão lá, firmes, impávidas e intrépidas como a minha mãe que depois de dar a luz e  criar cinco filhos às duras penas, sofrendo todas as agruras da pobreza e da ignorância, mesmo sendo obrigada com o auxilio de um pequeno balde, tirar  água de um poço de 23 metros de profundidade,  nunca deixou de "quarar|" as nossas roupas, de enxaguar com anil, de torcer, bater, esfregar para que todos mesmo trabalhando no roçado, trocassem de roupa todos os dias e quando nos levantávamos, mesmo  antes das quatro da manhã ela já estava em pé com o café pronto, as marmitas que iam para a roça  que ela fazia em fogão a lenha já estava,  prontinhas.
Minha mãe que lavava nossas roupas com sabão em pedra feito por ela e passadas utilizando-se de um ferro a brasas, jamais, nunca, em toda a sua vida se deitou uma única noite, mesmo à luz da lamparina à querosene, sem que toda a louça do jantar estivesse lavada, enxugada e guardada no devido lugar.
Sempre cantando, mesmo que tivesse que se deitar tarde da noite, certamente, sem despertador, celular, ou qualquer tipo de aparelho,  meu pai tinha certeza que antes das quatro, lá estava ela em pé,  cuidando de seus afazeres, de domingo a domingo, em um eterno recomeçar, rotina na vida da mulher.
Mas como a vida sempre esta a nos pregar peças, hoje com seus 70 anos, quando poderia estar usufruído da tão merecida aposentadoria, esta em cima de uma cama, quase que totalmente imobilizada, sem falar, sem se mexer, ela sempre tão independente, hoje, dependente de todos para auxiliá-la nas mínimas necessidades.
Mas chora? Lamenta-se? Reclama? Culpa alguém? Não, longe disto, com a força que só as mulheres têm esta lá impávida, não reclama jamais de dor alguma, apesar de todas as mazelas, sorri, agradece a Deus, mesmo sem poder quer levantar para cuidar de sua casa, da sua cozinha, de seu jardim, de suas roupas, de seus afazeres diários.
Mãe a você e a todas as mulheres do mundo, que nós homens, jamais iremos entendê-las ou compreende-las totalmente, porque Deus lhes dotou de uma capacidade que os homens que agem sempre pela "razão", por algum desígnio do Criador não podemos compreender direito, mas que somos sempre gratos pela vida que nos deram, pelo bem que nos fizerem, pela educação que nos proporcionaram e pelo afeto e carinho que nos dedicou na infância, nosso muito obrigado, e pedimos a Deus que ilumine e proteja sempre  as mulheres do mundo.
Parabéns por hoje, amanham e sempre! Feliz dia das Mulheres.

Algumas mulheres que fazem parte da minha vida. 
 
Cuidado de Avó.

Cuidado de Sogra
Cuidado de Mãe

 
Sorriso de Filha
 
Em nome destas quatro mulheres, saúdo e felícito todas as mulheres de Machadinho e de Rondônia.

Vereador Amauri  Valle



Nenhum comentário: