terça-feira, 8 de março de 2011

POR QUE NÃO VALORIZAMOS O PROFESSOR?

O Brasil é mesmo um País sui generis, tem deputado analfabeto participando de comissão da educação, tem governadores que acham os professores um mal necessário, tem prefeitos e vereadores que passaram longe dos bancos escolares, enfim os homens que determinan os  rumos do País  estão descomprometidos com a escola colocando  nossa educação em um  rumo perigoso para o futuro da nação.

Como podemos aceitar propostas para acabar com a  repetencia nas escolas, sem vincular ao aumento do apredizado? Que valores estamos passando aos nossos filhos? Afinal se não tem mais repetencia para que estudar, para que ler, para que passar horas debruçadas sobre os livros com o intuito de adquirir sapiência e preparo para o vida? A única serventia desta desvalorização da educação é para perpetuar e aumentar cada vez mais a distância que separa os que detêm o poder político e econômico da grande parcela da sociedade que  se contenta com empregos e salários inferiores,  pois os que já detém o poder sabem da importância que a educação tem para os seus filhos, e, jamais aceitariam colocar os mesmos em escolas que não exigissem o máximo. Para isto pagam caro para que seus filhos apreendam cada vez mais e que não passem de ano como cortesia do governo, que não gosta de ver os índices de analfabetismo.
Até quando nossos administradores continuarão tratando a educação como um apêndice do Estado, uma obrigação dolorida que consome muito dinheiro simplesmente para levar conhecimento ao povo, que depois exige melhores salários, melhor ambiente de trabalho, e principalmente depois que estuda usa os conhecimentos  para  criticar os políticos despreparados, que pensam somente no próprio umbigo deixando geração de homens e mulheres renegados a subempregos, a sub moradias, a uma vida sem perspectiva por falta de conhecimento, por falta de aprendizado sério e compromissado nos bancos escolares.
De nada adianta ter um diploma, o diploma é uma mera formalidade utilizado para provar que temos formação A ou B, o que realmente necessitamos e de conhecimentos sólidos, de aprendizado sério, aquele que transforma o homem, que lhe traz segurança, sabedoria, e capacidade de mudar o meio em que vive pela revolução que a escola é capaz de fazer na forma de pensar e de agir.

O mais incrível é que os políticos que "mandam" no País, nos Estados e nos Municípios, um dia passaram pelos bancos escolares, mas depois que o deixam para tras, simplesmente o ignoram, não valorizando o aprendizado que tiveram, se é que tiveram algum.
Como podemos mudar a sociedade remunerando os professores com um salário que beira o ridículo, pois a grande maioria dos municípios brasileiros, não paga nem o mínimo estipulado pelo governo federal, que já é uma miséria, alegando falta de recursos e de capacidade financeira, esta mesma incapacidade que não lhes proibem de contratar centenas de portariados, muito necessário as atividades parlamentares e executivas.
Como podemos incentivar que as universidades captem mentes brilhantes que estejam dispostas a ensinarem nos bancos escolares. Não temos conseguido, e os abnegados que se dedicam à educação é por amor a profissão, mas sem condições de investirem no próprio conhecimento, pois adquirir computador, livros, assinar revistas custa caro e demanda tempo, que muitos não têm, pois comprometem 60 horas semanais o que beira a escravidão, mas necessário para que obtenham rendimento um pouco mais satisfatório, em troca  de um grande desgaste físico, mental e emocional.
Hoje ficamos estarrecidos quando um médico ou um advogado ou qualquer outro profissional faz um diagnostico errado, mas e quando o professor erra ou não consegue ensinar a altura, quantos serão prejudicados? Dezenas, centenas ou milhares, pois para que tenhamos excelentes médicos, advogados, engenheiros, e políticos, necessitamos ter excelentes professores, simplesmente as melhores cabeças pensantes da sociedade deveriam estar nas salas de aulas, multiplicando o saber  para que se dissemine e seja capaz de mudar o destino do povo e da nação.
Não nos iludamos a sociedade evolui e melhora a partir do individuo, afinal  sociedade é apenas um conceito metafísico, o individuo é real, a partir dele, se muda o ambiente  a sociedade e o mundo e ai sim todos ganham.
POR UMA EDUCAÇÃO CADA VEZ MELHOR, PELA VALORIZAÇÃO SOCIAL, FINANCEIRA E  FILOSÓFICA DAQUELES QUE NOS ENSINAM.

Nenhum comentário: