quarta-feira, 27 de abril de 2011

Palestra sobre Bullying na escola Maria Conceição


 


Fui convidado pela direção da escola estadual Professora Maria Conceição de Souza, Bairro União, para proferir uma palestra as 08 h para as turmas da 4ª e 5ª anos, e as 14 h para a turma do período vespertino.
Foi uma experiência maravilhosa, o contato com os alunos meninos e meninas, que estão sendo preparados com carinho e atenção pelos professores da rede pública, para que sejam homens e mulheres de sucesso, bons cidadãos, bons pais de família, enfim que estejam preparados para o mundo social, político e econômico que receberão dentro de uma década.
Foi uma palestra para tratar sobre a violência na escola, mais popularmente conhecido pelo anglicismo de Bullying, que significa valentão, tirano, etc, e que hoje é tema recorrente no mundo todo, e penso ser o reflexo do atual estágio da civilização, onde se  valoriza as pessoas pelo que tem e não pelo que são, cujos sintomas podemos medir pela, violência na sociedade,  e muitas vezes levado para dentro das salas de aula quando toda a raiva é descarregada em algum colega só porque o mesmo talvez seja diferente na maneira de se vestir, de cortar os cabelos, de falar, de práticas religiosas, porque é mais gordo ou  mais magro, enfim por inúmeras razões infundadas  os coleguinhas sem nem mesmo saber o porque descarregam a fúria nos inocentes.
Importante a sociedade não fechar os olhos a tal fato e que não deixe a violência ser banalizada e  os jovens em formação pensem que todos os males do mundo e todas as nossas frustações podem ser resolvidos pela força bruta.
Foi uma grande experiência  ver a educação daqueles alunos, sentados em suas cadeiras, prestando atenção nos professores, e esperando que o estado e os dirigentes, compreendam que o jovem de hoje tem um dinamismo especial, não estando mais dispostos a ficarem sentados em silêncio só ouvindo, hoje eles querem interagir com o mundo e a escola é o seu mundo durante no mínimo quatro horas diárias.
Meu amigo Kenedy que será  General do Exercito
Mando  um abraço especial a todos os meus amiguinhos e amiguinhas da manha e da tarde, mas um abraço mais forte a dois amigos em especial que tenho certeza terão muito sucesso na vida, o ABRÃO que quer ser policial para defender a sociedade, que eu disse a ele ser uma nobre profissão e nós esperamos muito dele, pois vamos confiar em suas mãos a nossa segurança e a de nossos filhos, e ao VINICIOS KENEDY CLEMENTE DOS REIS, que quer ser militar para defender nosso País e o nosso povo,  que nobre ideal a do ABRÃO E A DO VINÍCIOS.
Todos os pequenos têm um grande sonho na vida, e a escola é o único caminho possível para que os mesmos se tornem realidade, portanto  a  grande responsabilidade que recai sobre os ombros do que gerenciam a nação, o estado e o município, além dos abnegados homens e mulheres que se dedicam a nobre profissão de ensinar.
“Quando o médico erra, mata um só paciente. Quando o professor erra, congela a consciência de vinte,  trinta, quarenta, ou mais indivíduos”.
SILVA, Ezequiel Theodoro da

Nenhum comentário: