domingo, 17 de julho de 2011

APRECIAÇÃO DAS COISAS.

Benjamim Franklin - Estadista americano (1706-1790)


Um dos maiores estadistas americano
  Quando eu tinha sete anos, meus amigos, por um dia de festa, encheram os meus bolsos com moedas de cobre. Corri a um bazar, onde se vendiam brinquedos, mas no  caminho me agradei de tal forma com o som de uma apito que levava um outro menino, que incontinenti lhe propus a compra do pequeno objeto e por ele paguei todo o dinheiro que tinha comigo. Votei logo para casa, assoprando meu apito, encantado com o brinquedo, mas como é de supor, azucrinando os ouvidos de toda a minha família. Meus irmãos, minhas irmãs, meus primos, ao tomarem conhecimento da compra que eu fizera, disseram-me que eu pagara pelo apito quatro vezes mais do que realmente valia e me indicaram a infinidade de coisas que eu poderia ter comprado com o trôco, no caso de haver pago pelo
apitinho o preço justo. E tanto se riram de minha ingenuidade, que envergonhado, me pus a chorar; e considerando o que fizera a certeza de quanto eu fora tolo meu causou mais pena do que alegria me causava o apito.
Ms o fato se constituiu em grande lição para mim, porque nunca mais o esqueci. E hoje, quando sinto tentação de adquirir alguma coisa não de todo necessária, a mim me digo: não pagues muito caro o apito, e economizo o meu dinheiro.
Ao crescer, observei as ações dos meus semelhantes, e notei que muitos muitos deles, tinham pagado muito por um apito.
Quando vejo uma pessoa ambiciosa do favor dos prepotentes fazer mal uso de seu tempo em beija-mãos, em sacrifício do próprio repouso, da própria liberdade, da própria virtude e até mesmo de seus próprios amigos, digo com os meus botões: essa pessoa paga demasiadamente caro o seu apito.
Quando vejo outro, amigo da popularidade, continuadametne metido no bulício da política, abandonando seus próprios negócios e arruinando-se com sua negligência, digo: êsse paga muito pelo seu apito.
Quando vejo um avaro que abandona todas as comodidades da vida, o prazer de fazer bem ao semelhante, a estima de seus compatriotas e as alegrias da amizade benévola no afã de acumular riquezas, pobre homem! pagas muito caro o teu apito!
Quando me encontro com um indivíduo sensual que sacrifica todos os propósitos saudáveis do pensamento e sua fortuna para dar-se ao simples prazer do corpo, com o qual  arruína sua saúde, também digo: homem extraviado acumula penas em vez de prazeres. Pagas muito caro o teu apito.
Quando vejo uma pessoa apegada às aparências, amiga da vestes suntuosas, dos palácios, dos móveis ricos e dos formosos ornamentos e que estão muito além de suas posses, e que, adquiridos com sacrifício, a encheu de dívidas que não se pagaram e resultaram em cadeia, também digo: Oh, muito caro te saiu o apito...
Em suma, acredito que grande parte das misérias da humanidade ocorre em conseqüência da falsa situação que se dá às coisas, do preço muito elevado que se paga por um apito.

Nenhum comentário: