sábado, 23 de julho de 2011

ESTOU DE LUTO!

Dia 23 de julho de 2011, após muitos anos de sofrimento e de lutas contra um sarcoma,(câncer de pele) faleceu aos 70 anos a minha genitora.
Mulher decidida, lutadora aguerrida, criou cinco filhos às duras penas. Sobrevivente dos tempos duros que reinavam no norte do Paraná, vitima de doenças tropicais infinitas, aliadas a pobreza que reinava naqueles primórdios, onde não havia energia elétrica, água encanada, asfalto, médicos, farmácias, rádio, televisão, nada, a não ser as dificuldades. A luta diária era árdua, pois tinha que cuidar da prole com o que tinha às mãos, fazer a comida em fogão à lenha, lavar as roupas na beira do riacho, passar as roupas com o famoso ferro à brasa etc. Mas foi uma mãe protetora, que nunca deixou os seus filhos andarem com um rasgado sequer nas roupas, e muito menos com qualquer resquício de sujeira,   isto em uma época que não havia sabão em pó, amaciantes ou detergentes. Nós os filhos fazíamos o sabão caseiro, a base de vísceras de animais e soda para que ela pudesse lavar as roupas e tomarmos o banho diário.
Lutava como uma fera para defender os filhos, mulher que com um ovo sabia fazer uma omelete para dividir  por sete e ninguém ficar com a sensação que não tinha se alimentado.
Mas cumpriu a sua trajetória neste mundo e após um longo sofrimento que a prostou por um ano em cima de uma cama sem falar uma única palavra e sem reclamar da situação, aproveitando o tempo para falar com o criador, pois a mesma rezava ou orava o que quer dizer a mesma coisa: falar com o criador, e falou sempre pedindo pelos seus e lutava pela vida até que hoje serenamente como um desfalecer do mais suave dos sonos o seu espírito já livre das amarras da carne e dos sofrimentos que a vida nos imputa, voou livre e retornou como um sopro para aquele que um dia lhe deu. De graça recebeu com graça devolveu.
Minha mãe perdoe pelas vezes que não te compreedi, pois sei que você somente queria o melhor para os seus filhos, netos e bisnetos. Que o criador não olhe os erros se os teve, mas todas as suas boas obras e te receba   para  o merecido descanso eterno. Em paz chegou ao mundo em paz partiu!

Nenhum comentário: