domingo, 31 de julho de 2011

QUE A DEMOCRACIA SEJA SOBERANA.


O ateniense Clístenes
DEMOCRACIA, palavra derivada do GREGO, que significa GOVERNO DO POVO, e foram os gregos, povo iluminado, terra dos filósofos e de grandes políticos que legaram à posteridade este  sistema surgido em atenas por volta de 600 A.C.
Clístene considerado o pai da democracia ateniense,  juntamente com o reformador Sólon e o estadista Péricles, legaram à posteridade as bases da liberdade política e de um sistema que tem possibilitado  que possamos desfrutar da maior das riquezas e benesses que o homem pode almejar: a liberdade.


Ora, a quem interessa  o desmantelamento das  novas lideranças que espontaneamente vão surgindo na esteira deste novo Brasil? “Interessa aos poucos “caciques” que foram pinçados aos píncaros da glória em um tempo imemorial, mas que lutam para se manterem firmemente agarrados ao poder que tudo fazem para não permitirem que exista alternativas  aos de “sempre,” a exemplo de” Sarney" no Senado e dezenas de pseudos caciques que existem nos estados e nos municípios por este Brasil afora.
Penso que é extremamente danoso ao povo e as instituições democráticas, que presos  a pseudos lideres "salvadores", não conseguem alternar os que irão assumir o poder.
Deveria ser aprovada no congresso, Lei que proibisse que os detentores de cargo eletivo a nível executivo, tivessem a oportunidade de pleitearem a reeleição, pois nisto esta a raiz da corrupção, do engodo e da parafernália de bajuladores lotado como "assessoria de imprensa", cujo único propósito é o de enganar o povo com bonitas propagandas, dizendo loas daquele que momentaneamente "manda" e passa a gostar tanto de mandar que nunca mais quer deixar o poder.
É salutar que exista a mudança, pois somente ela permite que o poder seja arejado com novas idéias e propósitos, que não permita  surgimento de caciques que pensam serem os "donos do  País, Estado e do Município", inclusive que pensam que mandam em tudo e todos e que o povo não tem o direito de expressar o seu descontentamento e emitir opiniões contrárias aquele que está no "trono", sem ter medo da vingança malígna.
O efeito nefasto da reeleição é que quando o eleitor cansado de sofrer consegue destronar um cacique, esta elegendo outro que mal toma posse já pensa em ser o novo dono da cidade, e nova corriola de bajuladores e estrategos se apossam da coisa pública e fazem de conta que não sabem mais a diferença entre uma e outra.
Que o povo tenha o sagrado direito de escolher sem se sentir ameaçado pelos vingadores e do "castigo" por ter feito nova escolha, pois este é o pressuposto básico da democracia, e  única garantia que o eleitor não será eternamente enganado pelos falsos profetas que se arvoram o poder dos deuses e tentam passar a mensagem que fora deles não há salvação e nem vida inteligente.
Que  os eleitores de Machadinho se espelhem nos diversos municípios de Rondônia onde algumas "famílias" tomaram  o poder por muitos anos e vejam  quão nefasto foi o resultado para o município e para o povo.
Que em 2012, os nossos eleitores tenham cinco, seis ou mais opções de escolha ao executivo, pois somente assim o voto vai ser dado com  convicção a partir das mais diversas  propostas. Que assim seja.
Ps. que a liberdade de expressar as idéias e que imprensa seja sempre livre, soberana e imparcial, pois somente assim a sociedade cresce e todos poderão usufruir dos bons frutos a serem  colhidos.

Nenhum comentário: