Hoje por volta das 12 h encerramos mais um curso de capacitação de vereadores, realizado no auditório Nereu Ramos aqui em Brasília. Foram três dias de expositores capacitados apresentando estudos que tem um enorme impacto na forma como os vereadores presentes passam a encarar o papel do legislador.
Não importa se os vereadores são base de apoio ao prefeito ou oposição, saem do curso com uma nova visão da sociedade e da política, além de não poderem mais alegar ignorância com relação ao seu verdadeiro papel na sociedade.
O vereador como qualquer outra profissão ou prestador de serviços deve correr atrás de conhecimentos e aprendizado para poder exercer o seu papel com denodo. Não se nasce vereador nem prefeito, deputado ou governador, se apreende a ser, principalmente se apreende a importância do grupo e de pessoas preparadas para tocar a máquina pública que é muito complexa.
Em todos os cursos que participamos fica muito claro o importante papel do vereador na sociedade, ou seja, o de exercer o seu papel de fiscalizador da obras e dos gastos do executivo municipal.
Para isto fui eleito e vou continuar exercendo a minha função doando o melhor que posso. Não me importa as criticas dos que pensam ao contrário, que acham que vereador bom é aquele que fica o dia todo puxando saco de prefeito, implorando por uma portaria e fazendo vistas grossas para os desmandos do executivo e seus secretários.
O papel do prefeito é o de fazer o máximo e o melhor que puder, afinal foi para isto que pediu votos, o de vereador de aprovar o que vem em beneficio da sociedade, fiscalizar e mostrar o que estiver errado.
Por isto são dois poderes harmônicos, mas independentes.
E aos puxa sacos de plantão, gostaria de dizer que durante os dois anos à frente como presidente da câmara, nunca foi reprovado um projeto do executivo, nem um voto contra ou abstenção ele teve, agora isto não quer dizer que temos que concordar com qualquer coisa que o prefeito faça.
Eu tenho idéias e convicções próprias, não sou papagaio de pirata que fica chilreando idéias alheias.
PS. Esteve em nosso curso dezenas de senadores e deputados, mas quando Aécio Neves fez o seu discurso, a plenário ficou em polvorosa, tanto foram os vereadores que queriam cumprimentá-lo e tirar uma foto com o mesmo, que muito simpático e solícito atendeu a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário