quarta-feira, 7 de setembro de 2011

TRANSPORTE ESCOLAR. UMA VERGONHA!

Os vereadores  Leomar, Amauri e Ezequiel estão analisando o processo de contratação dos ônibus que fazem o transporte escolar de Machadinho do Oeste, (um calhamaço de quase 3 mil páginas), que consideramos uma aberração, uma verdadeira vergonha, um desrespeito com as nossas crianças e um assalto aos cofres públicos. O km rodado mais caro de Rondônia, R$ 4.190,00 (quatro mil cento e noventa reais) recebidos para cada mil km rodados, pago ao proprietário de um veículo caindo aos pedaços que não vale 50 mil  e recebe  o mesmo valor que o proprietário de um caminhão novo que vale mais de 200 reais e transporta  mais de  15 toneladas,    recebendo o mesmo valor para rodar mais de  4 mil km de rodovias, percorrendo a distancia  de Machadinho do Oeste ao Rio de Janeiro, cruzando por dezenas de pedágios, tendo que pernoitar pelas estradas etc. Que negócio da china, transportar nossos alunos.
Uma das irregularidades graves  constatadas são praticamente  todos os veículos tem placas de Manaus, AM. Ou seja, ou não estão no nome da empresa que faz o transporte, o que significa uma grave irregularidade, ou estão sendo lesados os cofres do governo, uma vez que os proprietários recebem uma fortuna superior a r$ 3.500.000,00  isto mesmo três milhões e  quinhentos mil reais por 200 dias de trabalho, pagos com os impostos dos rondonienses e não deixam um centavo para o estado com o recolhimento de  IPVA dos veículos, fato este que o atual secretário de educação sempre cobrava quando exercia o papel de vereador, mas agora ignora.
O mais grave e que a secretaria de educação faz olhos e ouvidos moucos para o estado de conservação dos veículos, pois os que estavam no pátio da escola Antonio Francisco, Cedro Jequitibá, tinha o para brisa todo rachado, pneus  carecas, latarias enferrujadas, verdadeiros ferros velhos recebendo uma fortuna mensal.
Viva a viúva, que beneficia um monte de espertalhões com o nosso suado dinheiro,  que nunca é suficiente, pois quase sempre é  mal aplicado.
Está na hora do ministério público e a polícia militar fazerem uma fiscalização bem aprofundada nos veículos que transportam os nossos filhos, pois não podemos ser coniventes com um desproposito destes. Mas tem que ser fiscalização alheatória e no pátio das escolas, porque no dia que chamam todos para a vistoria, até perfume os carros recebem, mas despois..... bem depois é outra história.
Recebe-se  muito  pelo transporte, então que ofereçam o melhor pois estamos pagando por isto, e devemos exigir o melhor que o nosso dinheiro paga, ou estamos errados?.
Se acharem que estamos errados vamos fazer uma pergunta bem simples. Será que os empresários colocariam os seus filhos para serem transportados todos os dias nos tais veículos e achariam que os pimpolhos estariam recebendo o melhor tratamento? Dúvidamos muito.
Bem no processo consta o valor do o km rodado, mas vai ver que os empresários estão dando algum “desconto” para favorecer o nosso município, nunca se sabe, ou se sabe?  Vai saber. Seria ótimo que se estão dando “descontos”, seria melhor suspender e melhorar as condições de transporte.

Nenhum comentário: