terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

ELEIÇÃO DIRETA PARA DIRETORES, UM GOL DE PLACA.


 

Confessamos que embora não estejamos em sala de aula, nem façamos parte da equipe do atual Governo estadual, também nos realizamos pelo simbolismo daquele ato, pois a eleição direta para diretores de escolas faz parte de um modelo escolar que chamamos de “Gestão Democrática do Ensino”, com a construção de uma escola envolvendo todos os seus atores: professores, funcionários, pais e alunos.

No período em que fomos Deputado Estadual (1995/2002), em duas oportunidades apresentamos na Assembléia Legislativa projetos de leis para instituir em Rondônia a chamada “Gestão Democrática do Ensino”, dizendo de passagem, que fomos apenas um instrumento para a apresentação da idéia, pois ela era a construção intelectual coletiva do Sintero, que em seus foros democráticos havia construído uma proposta para o referido fim.

A eleição direta para diretores escolares é importante porque põe fim aos chamados “diretores cabos eleitorais”, que na maioria das vezes, não preenchem os requisitos para o exercício da função, salvo ser afilhado de um político do momento, fazendo que a escola passe a representar os interesses de quem o indicou, gerando, em muitos casos, práticas nem sempre recomendáveis aos interesses da sociedade.

Compromissado de fato com nossa idéia sobre autonomia na condução de nossas escolas, no exercício do nosso primeiro mandato estadual (1995/1998), fomos indagado pelo então Governador (Valdir Raupp) sobre quem indicaríamos para representante de ensino e diretores no município no qual tínhamos domicílio eleitoral (Cerejeiras), ao qual respondemos que não indicaríamos ninguém, mas sugeríamos que a escolha fosse feita pela própria comunidade escolar, no que fomos atendido.
A nosso ver, a gestão democrática de ensino é muito mais que a eleição direta de diretores, mas podemos indicá-la como um primeiro passo muito importante.

Cabe ressaltar aqui que estão de parabéns o Secretário Estadual de Educação, Júlio Olivar e sua Adjunta, nossa colega de Assembléia Legislativa, que sempre apoiou nossos projetos para a educação, a professora Sueli Aragão, além do professor Mario Jorge de Oliveira, uma vida dedicada às lutas populares e educacionais em nosso Estado, hoje assessor especial do Governador Confúcio, atual Secretário de Formação Sindical do Sindsef, que implantou a “Gestão Democrática de Ensino” em Porto Velho, quando Secretário Municipal de Educação neste município, com suas impressões digitais também impregnadas na presente ação político-administrativa de nosso atual chefe do Poder Executivo estadual.

Voltando ao ato de posse dos diretores, ainda ecoa a fala sábia do Senhor Governador: “(...) daqui a cinco gerações ninguém se lembrará de nós (você sabe quem foi seu tetravô, pergunto.), mas seremos lembrados pelas árvores que plantarmos, pelos livros que escrevermos (...)”. Na mesma linha, ousamos dizer aqui que nosso atual Governador, indiferentemente do sucesso ou fracasso de seu governo, poderá ser lembrado pelas gerações futuras como aquele que quebrou os grilhões que escravizava a educação, que a libertou dos políticos de plantão.

Pessoalmente acreditamos que o atual governo deve melhorar em muitos aspectos, mas começou muito bem na condução da educação, ao instituir a eleição direta para diretores escolares, fazendo aquilo que é chamado popularmente na gíria futebolística por um gol de placa. Parabéns Senhor Governador.


* Daniel Pereira - sindicalista (um dos fundadores do Sintero e hoje presidente do Sindsef), professor público federal e advogado.

Nenhum comentário: