quinta-feira, 29 de março de 2012

SEGUNDA INSTRUÇÃO DO APRENDIZ MAÇOM

  À   G\D\G\ A\ D\U\ 


À  Aug\ e Resp\L\ Simb\ Pedreiros de Machado nr 27,


Or\de Machadinho do Oeste-Ro.



TRABALHO REF. SEGUNDA INSTRUÇÃO NO GR\ de Apr\ M\


V\ M\ e demais  IIr\ dando  continuidade ao processo de iniciação ao grau de Apr\ M\com as graças e iluminação  do G\A\D\U\ passamos a  descrever o que compreendemos   da segunda  instrução, recebida  nesta  L\e que tratou do Pain\ de Apr\ M\.
Nesta etapa do aprendizado nos é dado  a conhecer sobre o Pain\da L\ e, seu Simbolismo para o  Grau de Apr\ M\. Iniciamos pelo formato da L\, cujas medidas simbólicas abrangem todo o universo, indicando ao Apr\, que a M\ é uma instituição de alcance universal, presente do Or\ ao Oc\ de N\ a S\; abrangência esta que significa a Caridade do M\ que deve ser plena dentro dos limites de cada um.
Caridade, esta maravilhosa capacidade que nos foi legada pela divindade. Em eclesiástico 4:5,6 está dito: “ Não apartes os teus olhos do necessitado, não dês ocasião aos que te pedem de te amaldiçoar, porque será atendida a deprecação do que amaldiçoa na amargura da sua alma, e atendê-lo-á aquele que o criou”.  Mas a Caridade, que o M\ praticar deve ser pautado pelas palavras do Mestre Jesus: “Quando, pois, deres esmola, não toques trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pêlos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa”. 
No L\ da L\ dos muçulmanos, o profeta Maomé prega e exalta e generosidade, a caridade, a hospitalidade, a gratidão e condena em termos duros à avareza, a mentira, a hipocrisia, a avidez, a cobiça, a deslealdade, o orgulho, a arrogância.  Diz o profeta: “Nos vossos bens, que haja sempre um quinhão para o pobre e o deserdado 51:18,ainda: “E aqueles que vencem a própria  avareza, são eles os vitoriosos” 59:9
V\M\ no meu entender a Caridade do M\não pode ser conceituada somente do ponto de vista material do esmoler. A caridade deve ser vista como um conceito social e humano muito mais amplo e abrangente, que deveria ser o horizonte de todo M\. Praticada em sua plenitude como parte da evolução espiritual, utilizada para apreendermos todo o significado da humildade e simplicidade, afinal se o a Maç\tem como meta a melhora da sociedade, necessário se faz que antes melhore a si. Este poema de Amado Nervo, sintetiza um pouco da verdadeira Caridade: “Todo o homem que te procura tem alguma coisa a pedir-te: o rico enfastiado, a amenidade de tua conversação; o pobre, teu dinheiro; o triste, um consolo; o débil, um estímulo; aquele que luta uma ajuda moral”. Todo homem que te busca certamente tem alguma coisa a pedir-te.
E tu ousas impacientar-te! E tu ousas pensar: “que maçada!” Infeliz! A lei inescrutável que divide misteriosamente as excelências digna-se de te outorgar o privilégio dos privilégios, o bem dos bens, a prerrogativa das prerrogativas: dar! Tu podes dar!
Dá, em todas as horas do dia! Que seja um sorriso, um aperto de mão, uma palavra de alento! Em todas as horas do dia és semelhante a Ele, que é uma dádiva perpetua disseminação e regalo perpetuo.
Devias cair de joelhos diante do Pai, e dizer-lhe:
__Graças porque pude dar meu Pai. Nunca mais passará diante de mim a sombra de uma impaciência! Em Verdade vos digo que mais vale dar que receber!
E, chegado o dia que o Altíssimo pedir conta de nossas obras, poderá dizer-lhe. Sim, Oh! Deus Poderoso e Onipotente, eu servi ao meu Irmão; dei o melhor de mim aos Homens; fui útil nesta Terra; pratiquei a verdadeira Caridade.
 Na continuidade do aprendizado nos foi dito sobre o significado das três grandes Col\ sustentáculo de toda L\ Maç\ Regular, Justa e Perfeita.
 V\M\as colunas simbólicas são os sustentáculos da Ofic\ Maç\. Diz-se que a Loj\ é sustentada por três grandes colunas: a SABEDORIA– personificada no V\M\ para poder idear.  V\ M\ e  IIr\  vejamos o que nos ensina o  Eclesiástico em 4:28,29 “ E, não retenhas a palavra quando ela poder ser saudável. Não escondas a tua sabedoria na sua beleza. Porque a sabedoria  dá-se a conhecer pela língua, e o bom senso e a doutrina mostram-se  na palavra do homem cordato” A FORÇA  - representada no 1ª Vig\, para suster; em  Isaías 12:2 temos “ Confiarei e não temerei porque o Senhor Deus  é a minha  força”; e a BELEZA – figurada no 2ª  Vig\para adornar. Assim a Sabedoria nos guia em todas as nossas iniciativas; a Força nos suste em todas as nossas dificuldades, e a Beleza que adorna o homem interno. Quando Hermes pergunta a Osíries o que significa a beleza interna desta visão: “Já não vejo do corpo e sim com os do espírito. Como ocorreu Isto?”.   O deus lhe responde: Filho do pó eis que o Verbo está em ti. “Aquilo que em ti entende, vê, palpita, é o próprio Verbo, o fogo sagrado à palavra criadora”.
   V\M\ o universo é o T\ da Div\ a Quem servimos; Sabedoria, Força e Beleza rodeiam o Seu trono como colunas de Suas Obras, por que Sua Sabedoria é infinita, Sua Força é onipotente, e Sua Beleza resplandece na simetria e ordem de toda a criação. Cada M\ é considerado uma coluna de sua L\ que simboliza o Universo; em Apoc\3:12 está escrito  “Ao vencedor, o farei uma coluna do Templo de meu Deus, e dele nunca sairá
 IIr\ a escada de Jacob que aparece no painel de Apr\cujos degraus  vão da terra ao céu  simboliza singelamente  o ciclo involutivo e evolutivo  da vida, em seu perpétuo fluxo e refluxo, através de nascimentos e mortes. Em Gên., 28:12,13 está escrito: “ E Jacob  sonhou: E viu em sonhos  uma escada posta sobre a terra, e a sua sumidade tocava no céu; e  também os anjos de Deus subindo e descendo; e o Senhor firmado na escada, que lhe dizia: Eu sou o Senhor Deus de Abraão; e Deus de Isaac: e  darei a ti e tua descendência a terra em que dorme.” 
Para os M\ os degraus da escada de Jacob significam as três virtudes conhecidas do mundo profano: Fé, Esperança e Caridade. As três magnas virtudes são simbolizadas respectivamente pela cruz, âncora e cálice, que figura sobre a escada de muitos degraus (escada de Jacob) que se ergue até a estrela heptagonal. Simbolicamente estes degraus representam as virtudes pelas quais pode a alma ascender até atingir a mais alta perfeição simbolizada pela referida estrela.
Mas para atingirmos o topo da escada de Jacob devemos ser vigilantes os tempo todo, pois depende de nossos esforços a conquista da perfeição; tal qual o iniciado no nos mistérios de Hermes Trimegisto, que em busca da verdade pergunta ao hierofante: “Ser-me-á permitido, algum, dia, aspirar a rosa de Ísis e ver a Luz de Osíres?” Respondiam-lhe: “ Isso não depende de nós. A verdade não se dá; encontramo-la nós mesmos ou, então, não a encontramos. Não podemos fazer de ti um adepto; é necessário que consiga sê-lo por ti mesmo....Não apresse a abertura da flor divina. Se deve vir virá com o seu devido tempo. Trabalha e ora com fervor”.
Porque a divindade dá-nos a inteligência, a força, a sabedoria e o livre arbítrio para que possamos compreender as nossas forças e fraquezas, e com o propósito de caminharmos lenta, mais firmemente, em direção à luz esclarecedora; e, não nos deixarmos abater pelas dificuldades que encontrar-mos pelo caminho. “Assim diz Osíres ao iniciado” A alma é uma luz velada. Quando se lhe descuida, se escurece e se apaga, mas quando se verte sobre ela o santo  óleo do amor, acende-se como uma lâmpada imortal”
 O Pavimento Mosaico (não de mosaico) isto é, da religião de Moisés é um dos ornamentos da L\ com seus quadriculados branco e preto alternados, simbolizando seres animados e inanimados que decoram e ornamentam a criação, bem como o enlace do espírito e matéria,  dia e noite, o bem e o mal, luz e trevas, o princípio e o fim , a vida e a morte, enfim, o pavimento Mosaico representa a dialética harmônica.
 O Pav\Mos\ reflete a Maç\, em suas diferentes cores e opiniões; a polaridade positiva e negativa da natureza, e a dualidade do bem e do mal, por cujo labirinto deve o iniciado caminhar oscilante ou decidido, mas sempre  perigosamente, em direção à perfeição.
O Pav\ Mos\, é o símbolo dos contrastes, da variedade de credos e raças do mundo, e da extinção dos preconceitos raciais e religiosos, em suma o Pav\ Mos\ é o solo e vereda dos Justos. Isaías 26:7: “Reto e o passo do Justo e reto é sua vereda”
V\M\ o Pav\ Mos\, deve ser fonte de inspiração aos IIr\, que  devem ver na dialética  mais um instrumento para solução harmônica e fraternal das divergências e dos contrates de pontos de vista. Contrastes estes que jamais deveriam levar os verdadeiros IIr\ a desunião, lutas e querelas; afinal se um dos objetivos da Maç\ é lutar e trabalhar por um mundo melhor; este objetivo  somente será conseguido, após tornar-mos homens melhores. Somente homens que já conseguiram vencer os próprios erros, o orgulho e a vaidade que cega à alma, enfim, somente os que já conhecem a si mesmos, poderem servir de instrumento para uma sociedade melhor.
Guarda-te de fazer o papel de zombeteiro e de trocista, porque tal defeito te fará cair insensivelmente nas maneiras baixas e grosseiras, e fará que percam os outros o respeito e consideração que por ti sentem.” Epicteto.
A Orla Dentada, que contorna o Pavimento Mosaico cujo primeiro significado Maçônico é o Amor, simbolizado pela atração universal. Os múltiplos dentes devem lembrar os astros do Universo e, os planetas que giram em torno do sol. Por analogia que os homens devem unir-se com o amor fraternal. Lembra ainda A Família e a Pátria, ou seja, que os filhos devem unir-se em torno dos pais e a nação em torno do respectivo chefe. Sendo de aspecto radiante, isso lembra que os M\ devem espalhar esses princípios de Harmonia Universal pelo mundo Inteiro.
Em eclesiástico (3:7,8,9,10) está escrito: “ O que honra a seu pai, achará a sua alegria nos seus filhos, e será atendido no dia da sua oração. Viverá uma vida mais dilatada; e o que lhe obedece, dará refrigério a sua mãe. Filho, ampara a velhice de teu pai e não lhe dê pesares em sua vida; e se lhe forem faltando forças,  suporta-o, e não o desprezes por poderes mais do que ele, porque a caridade que tu tiveres usado com teu pai, não ficará  posta em esquecimento”.   
V\M\ da corda de 81 nós, que simbolicamente representa a cadeia de união que une todos os Maçons do mundo, temos pendente as quatro BORLAS ou Borda Marchetada, que no ritual M\ é considerado um emblema da Muralha do Guardiães Protetores da humanidade, constituída pelos Homens que galgaram o pináculo da perfeição evolutiva.
Esotericamente as quatro borlas representam as virtudes cardeais: A Temperança, a Coragem, a Justiça e a Prudência.
 Como já vimos retos é o passo do justo e reto é o seu caminho, O Preceito Maçom para Justiça é este: devemos fazer aos outros aquilo que queremos que nos façam, mas no sentido positivo de fazer, não no sentido negativo do  não-fazer..
Coragem não significando o destemor físico e a ausência do medo, mas sim resistência às tentações e aos vícios e a coragem de amar o próximo como a si mesmo.
Temperança, qualidade necessária para viver socialmente em paz e, para não ofender o semelhante Para o M\Temperança significa ser discreto, não revelar os segredos da Instituição aos PProf\, não se deixar arrastar pelas paixões e vícios, e usufruir os prazeres da vida com moderação.
Prudência significa que a cabeça esta acima de tudo. O M\ deve deliberar com firmeza, guiar cautelosamente seus atos e nada jurar sem a aprovação da consciência.
Das quatro virtudes cardeais, inferem-se os quatro deveres fundamentais do M\: amor a si mesmo, no sentido de amor aos próprios deveres; amor ao próximo; amor à Família e amor à Pátria. Porém acima de tudo, o amor a Deus, G\A\D\U\pois esse amor envolve todos os demais.
Recolhe-te ao teu próprio intimo para elevar-te  ao Princípio das coisas, a grande Tríade que resplandece no éter imaculado. Consome teu corpo com o fogo de teu pensamento, desprende-te da matéria como a chama do lenho que devora. Então teu espírito lançar-se-á  pelo éter puro das coisas eternas” Orfeu.
 V\M\ a primeira figura geométrica que se pode traçar com o C\, é o circulo, centrado pelo ponto. Tomado por excelência como símbolo solar, ali se combina o infinito com o inicio de toda manifestação ou evolução. O relativo e o absoluto se acham, pois representados pela ação do C\ o qual, por sua vez, figura a dualidade e a união. Por esta razão adota a Maç\ o C\como um de seus grandes símbolos, e coloca-o sobre o Alt\ da Loj\ enlaçado com o Esq\ para simbolizar o Macrocosmo, e o L\da L\ que significa a Sabedoria que ilumina e dirige tanto o Macrocosmo como o Microcosmo. Os três são considerados as grandes Jóias e as grandes Luzes da M\simbolicamente significando medida e justiça.
Encaminharei os cegos para a estrada que não sabem. Fá-los-ei andar por veredas que sempre ignoraram. Mudarei as trevas diante deles em luz e os caminhos tortuosos em direitos” Isaías 42:16.
O N\e o Pr\ jóia móvel usada pelo Pr\ e  Seg.\ Vig.\ respectivamente; representa a igualdade social e a retidão de julgamento que deve ser sempre observada pelo verdadeiro Maç\ para que jamais oprima o seu Irmão contribuindo para a desigualdade social, que  embrutece o espirito das massas pela opressão material, e a imparcialidade nos julgamentos, pois diante do G\A\ todo homem possui os mesmos direitos e deveres . Assim trabalha sempre visando o bem.
Diz Sêneca: “Jamais um bom cidadão perde seu trabalho: este é ouvido e é visto. Sua fisionomia, seus gestos, sua muda obstinação e seu modo de andar, tudo auxiliam”.
V\M\ e  IIr\, devemos portanto; mesmo que as custas dos mais árduos esforços,   e, com à  ajuda divina buscar incessantemente a sabedoria para podermos servir de exemplo a  sociedade e a nos mesmos, e que  o nosso conhecimento e aprendizado, mesmo que ínfimo possa irradiar-se e servir de  porto ao nosso irmão menos favorecido pela sorte. Que os deuses digam amém.
Nada é grande na terra a não ser o Homem, e nada é grande no Homem a não ser a alma – Pico D` Mirandola.
Não vos deixeis levar pelas paixões e sede justas – Alcorão
Apr\ MaçAmauri Valle

Nenhum comentário: