sábado, 23 de junho de 2012

OS CONSELHO DE MEU SÁBIO PAI FORAM O MOTIVO DE ME ELEGER VEREADOR


Há exatos quatro anos tomei a decisão de colocar o meu nome para avaliação do eleitor, concorrendo como candidato a vereador. E porque vereador? Por uma simples razão. Ao me enveredar pelo mundo da política e lançar o meu nome comuniquei ao meu velho Pai, que para mim é o homem mais sábio do mundo, meu melhor amigo e conselheiro, e o que foi que em me perguntou? Você se candidatou a que? A vereador respondi. Ah! Neste caso você tem a minha benção e todo o meu apoio, lança o teu nome e se for eleito, você tem quatro anos, para estudar, trabalhar e apreender como funciona a política, capacidade e conhecimento para ajudar o teu município você tem,   aprenda o que puder de política e como funciona a coisa pública  e se no final você decidir que apreendeu o suficiente que foi bom para a tua cidade, que melhorou como cidadão e ser humano e, então decidir continuar a tua carreira na política tem desde já a minha benção para qualquer cargo que quiser concorrer.
Segui a risca os conselhos do meu velho e sábio Pai, estudei, busquei conhecimento, trabalhei na minha função de legislador, fechei algumas portas por inexperiência, por falar quando devia ficar calado, por agir quando devia ficar parado,  mas por outro lado abri outras, por ter não ter me calado, por ter agido, também fiz alguns adversários por dizer sempre a verdade, porque desta não abro mão,  mas em compensação fiz muitos amigos e parceiros, tive dezenas de professores e não posso deixar de nomear e agradecer alguns deles, mesmo sabendo que posso cometer injustiças com os demais, a quem desde já agradeço e peço desculpas: primeiro os meus amigos que apoiam e me incentivam; o povo, do mais culto ao mais humilde que  me ensinam todos os dias, dando apoio moral e me incentivando; minha família que sempre esteve junto; os servidores da câmara, meus primeiros professores; os vereadores e a mesa diretora que foram meus parceiros nos dois anos que estive a frente do legislativo com presidente e com isto pude crescer politicamente e investir no novo prédio do legislativo; muitos outros que passaram pela minha vida e deixaram  sua contribuição.  Um homem que desde sempre foi é, e será  meu professor, muito antes que vivesse a política,  deputado Neodi Carlos, que me abriu todas as portas, alias escancarou-as, me apresentou aos maiores políticos do estado e do Brasil, governadores, senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores, empresários e trabalhadores me convidando para participar dos mais importantes eventos políticos do estado,  aproveitei a oportunidade, cresci e aprendi com isto, e por isto sou grato.  O Senador Valdir Raupp, um grande amigo e professor, A ex-Senadora Fátima Cleide, o Senador Acir Gurgacz, o ex-governado Ivo Cassol, o falecido deputado Eduardo Valverde, homem a quem eu considerava um amigo e irmão, e que me ensinou ser paciente e democrático. Moreira Mendes, um das mais experientes e capacitados parlamentares de Rondônia, que me abriu as portas de seu gabinete, me propiciou muito conhecimento; a deputada federal Marinha Raupp, que dispensa comentários, Carlos Magno que me deu proveitosos conselhos e muitos outros, sem contar os deputados estaduais, Ribamar Araújo, um excelente companheiro e amigo, Jesualdo Pires, com sua experiência e que sempre me incentivou, Luizinho Goebel, casado com uma prima e um grande deputado, Lourival Amorim, Adelino Follador, Edgar Nilo Tonial, Edgar do Boi, um amigo do peito e o melhor professor de política que qualquer iniciante poderia sonhar em ter, Terry Siconi que sempre me disse palavras de carinho e apoio,  enfim pessoas que me abriram as portas para o aprendizado político. Mas de todos estes homens, aquele que realmente me ensinou o que deve e o que não se deve se fazer como político foi o deputado estadual Neodi Carlos Francisco de Oliveira, em especial quando era presidente da ALE,  e tinha Edgar do Boi como chefe de gabinete, pois quando lá eu chegava não esperava, era logo anunciado e recebido, não importava quantos homens importantes ou não estivessem em seu gabinete. Muito obrigado a todos estes homens e mulheres que foram meus professores, e ao deputado Neodi minha eterna gratidão pela oportunidade concedida, que nunca vai ser ofuscada pelas questões políticas momentâneas, que fazem parte do processo democrático, -podia ser diferente-  pois as nuvens cinzentas que rondam nossa amizade, não ofuscam o sol que já brilhou e possibilitou o nosso crescimento. As nuvens são passageiras o brilho do sol não, apesar de alguns encostos improdutivos que atiram pedras e fazem sobra na tentaria de ofuscar o brilho de quem tem.
É certo que um dia o discípulo vai confrontar o mestre, isto o verdadeiro mestre sabe, hoje por questões políticas, o deputado apoia o Vereador Ezequiel, um grande companheiro e parceiro no legislativo, e a empresária Ângela, que  sempre o apoiou e agora está recebendo o merecido reconhecimento por isto. Parabéns aos escolhidos pelo parlamentar e boa sorte na disputa. O eleitor soberano saberá escolher o  que estiver mais preparado.
Todas estas pessoas e muitos que não mencionei por ser traído pela memória ou por falta de espaço, pois seriam dezenas de páginas postadas para mencionar os que um dia me ajudaram, me incentivaram e propiciaram que me preparasse  durante longos e árduos  anos de viagens, noites de sono estudando projetos, leis e livros sobre administração pública, para hoje poder afirmar sem medo de errar:
MEU PAI, POR TER ESCUTADO TUAS SÁBIAS PALAVRAS HOJE ESTOU PRONTO E PREPARADO COMO ME PEDIU. POSSO SEGUIR CONFIANTE O  CAMINHO QUE EU TRACEI.

Amauri Valle e Aristides Valle ( Pai)





Vereador Amauri  Valle, fiscalizando obras no distrito do entre rios a 80 km da cidade.




Nenhum comentário: