sábado, 23 de junho de 2012

UMA ANÁLISE DO MOMENTO POLÍTICO. RESPOSTA PARA JANETE.

Cara Janete?, Como dizia o filósofo Grego Aristóteles: "O homem é um animal político", tem todo o sentido desde os tempos imemoriais da Grécia antiga, mais ainda nos dias de hoje com a democracia, que herdamos dos Gregos, que possibilita oportunidades a todos.
Janete, é bom que exista muita discussão em tempo de eleições, pois o futuro de nossa cidade depende dos rumos ditados pelos que a administram, ou seja: o Prefeito seus secretários e os vereadores. Em todas as eleições sempre existe o embate entre os grupos que já detém o poder e os novos pretendentes que na maior parte das vezes são sumariamente preteridos em prol de nomes do próprio grupo, ou de nomes  estranhos mas que serão meras marionetes dos poderosos  em caso de vitória.
Janete, apesar de não ser analista político vai tentar esclarecer as tuas dúvidas, que na verdade são as dúvidas minhas e de todos nós:
Realmente o atual prefeito, candidato a reeleição, apesar da grande rejeição ao seu nome até a pouco tempo, foi um mestre em utilizar a máxima que ele sempre pregava quando os vereadores o criticavam e cobravam resultados no início de seu mandato e dizia que não se preocupava com as críticas, pois o povo tem "memória curta" e ele iria "guardar" dinheiro para o último ano e então iniciaria muitas obras e estradas e o povo esqueceria o passado e votaria nele. Isto é possível de acontecer, pois deixou para o mês de agosto a implantação do PCCS dos servidores, que irá reajustar os salários, iniciou algumas construções está concertando as estradas e fazendo  política todos os dias. Como ele tem a máquina na mão e todos sabem o que a máquina tem feito para todos os que passaram por aqui, isto pode ter um efeito desestabilizador do pleito.
Por outro lado temos diversos nomes que estão surgindo como possíveis lideranças, mas esbarram na dificuldade que é conseguir um lugar ao sol junto ao poder e vamos tentar decifrar um pouco do enigma.
O (PMDB) que tem como liderança o ex-secretário de educação e atual vereador Celso Coelho, nome que tem apoio de uma parte do partido para pleitear a candidatura como Prefeito, mas por outro lado tem a rejeição da ala liderada pelos vereadores do Quinto BEC e da Gleba quatro que gostariam de continuarem andando com o atual prefeito de quem são a base aliada na câmara de vereadores. Esta ala quer ver o vereador como candidato a vice na chapa do atual prefeito, o que não tem satisfeito o vereador que tem medo de em caso vitória ser mandado para o porão do esquecimento, como aconteceu com o atual vice. Apesar de todo o esforço do deputado em trazer o partido para baixo de sua asa, e de uma parte da liderança, é pouco provável que venha como candidato, pois não aceita ser vice de nenhum nome exceto a do atual prefeito. Acontece que o vereador não se sente confortável subindo no mesmo palanque e isto é um problema tanto na questão de liderar o partido, como de sua provável carreira política.
De outro lado, temos a líder do (PSD) a empresária Ângela do Kariri, que é um excelente nome, mas não quer mais enfrentar uma disputa, sendo considerada um excelente nome para compor como vice qualquer chapa. Tentou andar com o atual prefeito, que não foi aceito pelo Deputado Moreira Mendes, que aceita o partido em qualquer coligação que tenha o apoio do deputado do (PSDC), exceto a do Marinho e do Vereador Amauri, exigência do Deputado de  Machadinho. A empresária participa de todas as reuniões promovidas, mas até o momento não se posicionou, mas é considerada como um nome especial para ser vice na chapa tendo como cabeça o vereador Ezequiel, com apoio do (PPS e PP).
O nome indicado pelo (PDT) o empresário Amilton da Montcar, que já vem desde o pleito passado alimentando a vontade de ser prefeito, e tem o total apoio de seu partido, (leia-se Senador, Vice-Governador  e Deputado Federal, também tem encontrado dificuldades, uma vez que fica dependente do apoio do deputado de Machadinho, e não tem encontrado guarida em suas pretensões; como não cogita ser vice de nenhum nome, tem se mostrado um pouco decepcionado com as dificuldades e com o tanto de portas que se fecham todos os dias, estando no momento sem posição para que lado vai, estando inclinado a declinar da candidatura à prefeito.
O (PSDC) tem no vereador Ezequiel Junior, grande liderança e considerado pelo povo como um dos melhores vereadores desta gestão, tem a seu favor a rádio que possibilita que seu nome seja conhecido nos quatro cantos deste município, e com certeza se for o cabeça de chapa tem grande aceitação do eleitorado tanto da cidade como do campo. Mas por ter todo este apoio e por ser um homem independente que fala o que pensa, não recebeu até o momento o indispensável apoio do deputado e líder do (PSDC), o que seria de grande e vital importância para trazer um nome de peso como vice em sua chapa. Continua na esperança de ter o apoio do deputado, pois dos filiados do partido já tem da maioria inconteste. Certamente seria um grande adversário ao atual prefeito em sua campanha a reeleição e aos demais pretendentes, o que acirraria a campanha.
O (PTB) que tem no senhor Reginaldo Pereira, (ex-pastor)  nome forte em Machadinho e que foi o adversário do atual prefeito no pleito anterior, com o apoio do Deputado Neodi e do Governador Ivo Cassol, conseguindo quase cinco mil votos, mas derrotado pelo atual gestor, vem desde então trabalhando e alimentando diuturnamente a sua vontade de assumir o palácio do Ipê. Reginaldo tem o apoio incondicional do seu partido (PTB), representado pelo deputado federal Nilton Capixaba, que vê em seu pupilo um homem batalhador e honesto, em suas palavras se eleito é capaz de fazer a diferença no município. O pastor também tem enfrentado dificuldades em formar um grupo de apoio, uma vez que não aceita ser vice de ninguém, exceto do vereador Cirilo Guedes, se este fosse o nome indicado pelo (PMDB). O problema da liderança do (PTB) é que também faz parte do grupo dos sete que esperam uma solução pronta e apresentada pelo deputado Neodi, ou seja, espera que seja o nome ungido e como da outra vez que o seu vice seja por indicação do deputado o que só vai acontecer no dia 31 de fevereiro, mas como estamos em junho e as eleições serão em outubro, não vai dar mais tempo de ter o apoio esperado.
O Partido dos trabalhadores (PT) tem em seu vereador Leomar Patrício, nome que figura na mente do eleitor como um dos mais atuantes no legislativo, tem em seu partido total apoio para ser candidato a Prefeito ou a Vice em qualquer chapa. O (PT) também tem participado das reuniões dos sete, mais como ouvinte e para espionar o que acontece nos bastidores da bastilha, na esperança que o seu nome fosse ungido pelo deputado tendo o vereador Ezequiel como seu vice. O projeto até o momento não rendeu os frutos esperados uma vez que o vereador do (PSDC), com justa razão não está disposto a correr o risco de perder o seu mandato sendo vice e não teve a luz verde do deputado, não até esta data.
O vereador Leomar, tem o total apoio de seu partido e principalmente do ex-vereador Cidão e do Presidente o também ex-vereador José Ramos, para enfrentar este pleito como candidato a prefeito, nem que seja em uma chapa puro sangue, ou seja, tendo como vice um nome de dentro dos quadros do partido da estrela, ou em último caso como vice juntamente com algum outro nome, o que poder ser um grande diferencial nesta eleição. O vereador Leomar, foi vice-presidente da Câmara e demonstrou o seu valor como parlamentar que sabe cobrar e fiscalizar, trabalhador incansável, viajante inveterado na busca de recursos do partido para machadinho, além do seu conhecimento com lideranças do partido, sendo atualmente componente atuante da executiva estadual.
O vereador Amauri Valle, do (PR), eleito com 913 votos, então vem se preparando para enfrentar este pleito concorrendo ao executivo municipal como cabeça de chapa. Inicialmente tinha a esperança de poder fazer dobradinha com o vereador Ezequiel Junior, que além de ser competente vereador, foi seu parceiro na gestão eficiente da câmara no biênio 2009-2010, mas o projeto foi abortado, e isto já era sabido há muito tempo, em razão do perfil dos dois vereadores: independência no pensamento, na fala e nas ações, atitudes que não interessam a muita gente e como até dia 30 de junho muita coisa pode mudar, nada  na política é definitivo, não se pode afirmar com certeza o que poderá ocorrer e que os dois vereadores por mais improvável que seja, não terminem juntos, em prol dos projetos de 2014.
A partir disto o vereador Amauri vendo o movimento coordenado pelo atual deputado que tenta unir nomes do (PSDC-PPS-PP-PSD-PMDB-PT-PDT-PTB), tomou a mais prudente decisão política que  podia ser tomada neste momento, partindo da premissa da bateia do garimpeiro, que para ter acesso a poucas fagulhas de ouro, tem que encher de água e cascalho e mexer até que o que não interessa seja descartado e no fundo fique o ouro puro. Neste balaio de gato que é este grupo dos mais variados matizes, ideologias, pensamentos, atitudes e aceitação do eleitor, além, claro, de afinidade política com o anfitrião, com absoluta certeza não vai sair apoio para ninguém e muito menos dois nomes escolhidos e aceitos por todos para enfrentar o pleito, exceto se o deputado resolvesse indicar o melhor nome de seu grupo (PSDC) o vereador Ezequiel Junior, para concorrer ao cargo máximo,  ai sim poderia haver adesão de outros nomes como vice e como apoio na tentativa de eleger o máximo de vereadores e o prefeito.
O vereador Amauri Valle, tem a sua estratégia pronta,  neste momento está em conversação com outros nomes que tem grande aceitação do eleitor, para uma possível e vitoriosa aliança. Na hora certa vai se lançar ao pleito.
Finalmente o sempre imprevisível nome do deputado que já se lançou como pré-candidato no ano passado em uma entrevista em sua rádio, trabalhou durante a campanha para deputado fazendo a base para a candidatura ao executivo municipal tendo inclusive sido lançado oficialmente pelo senador Ivo Cassol Presidente Estadual do (PP), que no plenário da câmara de vereadores conclamou todos os presentes e presidentes de partidos e pré-candidatos a deixarem de lado as pretensões, os projetos pessoais e de poder, enfim toda e qualquer esperança, se é que alguém tinha alguma, e todos se empenharem no apoio incondicional ao seu projeto pessoal e de poder para novamente ser o prefeito desta cidade, o que certamente está para acontecer, uma vez que até o momento não declarou o seu apoio ao vereador Ezequiel Junior, como pré-candidato do ( PSDC), e provavelmente não vai declarar até o dia 30 de junho. Se os partidos não conseguirem lançar nomes que possam atrapalhar os planos, será o candidato oficial do  ( PSDC).
Após a revolta generalizada dos filiados do partido do senador, que em massa pediram desfiliação e migraram para outras siglas, e da repercussão negativa que foi o lançamento de seu nome, adotou a política de ficar em cima do muro, mas trabalhando nos bastidores, para tentar desestabilizar todos os demais pretendentes ao cargo, para que ao final pudesse enfrentar sozinho, quer dizer com todos os partidos ao seu lado, e contra o atual prefeito em sua caminhada rumo à tentativa de se reeleger. O problema da estratégia, é que os partidos estão percebendo a manobra e saltaram fora do barco furado, o que pode estragar as pretensões uma vez que concorrer sozinho contra o atual prefeito fica muito fácil, agora enfrentar o atual prefeito e mais dois ou três candidatos é complicado e com resultado imprevisível pela incerteza que isto trás. Vai que o eleitor já de "saco cheio" do que tem tido desde o nascimento deste município,  e todo mundo sabe porque, resolva aposta em novas lideranças e ai pode entornar o caldo, afinal uma derrota nesta altura do campeonato não soa bem.  Mas como na política não se pode escrever o que muitos políticos dizem, pois tem o péssimo e arraigado hábito de não cumprirem qualquer tipo de acordo, exceto os que os beneficiem diretamente, é bom esperar o dia 03 de julho para saber exatamente quem serão os nomes que se enfrentarão na disputa pelo palácio do Ipê.
Cara Janete, como você me pediu para fazer uma análise da situação  política atual, esta é a mais próxima possível e reflete o atual momento, mas você deve saber que por ser dinâmica a política nos reserva surpresas a todo o momento. Então o que hoje está decidido firmemente amanha pode ser diferente, ou seja o feito hoje é desfeito amanhã, refeito depois de amanhã.
Não sei se terá paciência para ler, pois sou prolixo, mas espero ter satisfeito uma parte de suas expectativas. Se não tiver estou a disposição para novos esclarecimentos, se é que tenho competência  e qualificação para esclarecer  qualquer coisa, o que reporto como ousadia de minha parte, mas não poderia deixar de atender ao seu pedido, uma vez que me pediu e por ser homem público é mister que atende aos pedidos dos eleitores.
Amauri Valle
069-8416-2575 


Nenhum comentário: