quinta-feira, 28 de junho de 2012

ATRASO NA FOLHA DO ESTADO NOVAMENTE, VOLTA CASSOL.

Governo não paga fornecedores e pode começar a atrasar salário do servidor

Na entrevista , Hermínio explicou que os fornecedores não estão conseguindo receber. Para quitar a folha de pagamento, o governo está tentando tirar dinheiro da dívida fundada...
Da reportagem do Tudorondonia – Nilton Salina
Porto Velho, Rondônia – O que já vinha sendo falado nos bastidores foi escancarado na manhã desta quinta-feira (27) em entrevista concedida pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Hermínio Coelho (PSD): o governo do Estado passa por uma situação difícil, por isso não está pagando em dia os fornecedores e pode começar a atrasar os salários do servidor a qualquer momento. Isso só não estaria acontecendo porque o Executivo está começando a tirar dinheiro de onde não poderia, para cobrir a folha de pagamento.
Confúcio Moura (PMDB) estaria seguindo o mesmo caminho dos governadores peemedebistas que o antecederam. Nas administrações Jeronimo Santana e Valdir Raupp os salários também atrasaram. Hermínio Coelho explicou que a Assembleia Legislativa vai fiscalizar os gastos do governo para tentar impedir que dinheiro escoe pelo ralo e que o Estado fique em uma situação ainda mais difícil.
Ele citou como exemplo os R$ 16 milhões que a Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer (Secel) pretendia aplicar na compra de material esportivo. “Esse dinheiro seria suficiente para comprar material esportivo para uma olimpíada. O governo está ficando sem dinheiro para pagar salários e aparece com essa proposta, sendo que nem tem uma política voltada ao esporte. Falta dinheiro para coisa séria, mas para maracutaia parece que tem. Mas isso foi suspenso pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE)”, afirmou Hermínio.
Na entrevista, Hermínio explicou que os fornecedores não estão conseguindo receber. Para quitar a folha de pagamento, o governo está tentando tirar dinheiro da dívida fundada da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin). Trata-se de recursos utilizados para pagar dívidas passadas, o que não é permitido.
“Antes o governador dizia que não trabalhava porque o presidente anterior da Assembleia Legislativa não deixava. Agora não estamos nem fiscalizando o governo, e está tudo do mesmo jeito. Vamos fiscalizar o governo e ver o que está sendo arrecadado e no que está sendo gasto. O governo não divulga, mas a situação é extremamente difícil. Na Assembleia vamos discutir esses remanejamentos que estão sendo feitos pelo Executivo”, disse Hermínio Coelho.
Segundo o presidente da Assembleia Legislativa, o governo age como se estivesse tudo bem, “mas não está”. De acordo com o deputado, o Executivo não está essa maravilha toda. “O governador é uma boa pessoa, mas é muito calmo. Se eu estivesse na situação dele, eu nem dormiria com o risco do atraso do pagamento”, acrescentou.
O que o deputado Hermínio Coelho explicou na coletiva já vinha sendo dito há alguns meses. A arrecadação teria caído e o governo passou a ter sérias dificuldades.

Nenhum comentário: