Raupp diz que leilão da hidrelétrica Tabajara sai em 2 anos
Senador diz que usina vai projetar uma nova fase de crescimento de Machadinho
Até 2014, o governo federal fará o leilão para construção da Usina Tabajara, em Machadinho do Oeste, segundo anunciou o secretário-executivo do ministério das Minas e Energia, Márcio Zimmermann durante Fórum de Debates realizado na segunda-feira(04/06), na cidade para discutir a viabilidade da referida usina.
O secretário disse que esta possibilidade decorre do fato de que os entraves na área ambiental já foram resolvidos com a aprovação da Medida Provisória 558/2012 pelo Congresso Nacional, na última semana. A MP redefine os limites dos Parques Nacionais da Amazônia no que se refere a regularização fundiária das famílias que vivem em área de proteção ambiental e a destinação de terras para o alagamento de usinas hidrelétricas.
Agora, o IBAMA e a Secretaria de Meio Ambiente de Rondônia (SEDAM) devem iniciar as tratativas visando agilizar os estudos em torno da finalização da composição do edital do leilão, disse Zimmermann.
Adiantou o secretário-executivo que a empresa vencedora do leilão terá um prazo de 5 anos para construção da Usina Tabajara que terá capacidade de 350 MW. A concessionária venderá a energia por um período de 30 anos, e depois a hidrelétrica voltará ao comando da União.
Senador Raupp diz que usina vai projetar uma nova fase de crescimento de Machadinho
O senador Valdir Raupp(PMDB-RO) disse que jamais teve dúvidas da construção da usina Tabajara e que a garantia do leilão significa que o empreendimento é irreversível. “Vou trabalhar junto a bancada, ao governador Confúcio Moura e ao governo federal para que sejam oferecidas todas as condições técnicas para a rapidez no início das obras da mencionada usina”, disse o senador ao explicar que Machadinho do Oeste enfrentará a partir de agora uma nova fase em seu crescimento econômico.
Destacou que decidiu promover o fórum de debates na cidade reunindo técnicos para encerrar a polêmica que tomou conta da cidade e região em torno da inviabilidade do usina. “O projeto da hidrelétrica Tabajara é uma realidade”, frisou o senador.
Deputada Marinha afirma que a usina Tabajara já está no PAC-2
Em discurso, a deputada federal Marinha Raupp(PMDB-RO) afirmou que a usina Tabajara está no Programa Aceleração do Crescimento (PAC-2) por uma iniciativa sua e do senador Valdir Raupp. “O que se faz necessário agora é que os estudos técnicos referentes ao projeto da usina sejam concluídos o mais rápido possível, observou Marinha.
“O povo de Machadinho quer a usina, o estado de Rondônia e o governo federal também. Então estabelecemos o cenário para a construção desse importante empreendimento para o município”, disse a deputada federal.
A construção da usina vai viabilizar o aproveitamento hidrelétrico da região amazônica de modo a assegurar uma matriz energética nacional limpa e garantir o desenvolvimento sustentável do país e o bem-estar da população, adiantou a deputada Marinha Raupp.
O governador Confúcio Moura anunciou seu apoio à construção da hidrelétrica e disse que vai colocar a SEDAM a disposição do IBAMA para finalizar os estudos em torno do projeto. A usina Tabajara completará a riqueza de Machadinho do Oeste que se somará a seu rico e próspero setor produtivo, ressaltou o governador.
O Fórum de Debates organizado pelo senador Raupp e a deputada Marinha contou também com as presenças do prefeito Mário Alves da Costa, deputado estadual Neodi Oliveira, deputado federal Marco Rogério (que também representou o senador Acir Gurgacz), todos os vereadores e demais lideranças políticas e comunitárias da região.
Os diretores da Eletronorte, Ademar Palocci e da Eletrobras, Sidney Lago, e os diretores da empresa Queiroz Galvão, Odon David e Luiz Ronaldo, convidados, não poderem estar no evento em virtude de problemas apresentados na aeronave que os conduziriam até Machadinho do Oeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário