terça-feira, 17 de maio de 2011

Alunos tem que usar o braquiarão como sanitário.


Escola comunidade dois de novembro

Machadinho do Oeste é um município de muitas particularidades e contradições. Pois em alguns lugares estamos vivendo em pleno século XXI e outros a poucos quilômetros estamos vivendo na idade das cavernas.
Os  alunos da escola multisseriada localizada na localidade de dois de novembro são obrigados em  baixo de chuva e de sol e se embrenharem pelo meio do braquiarão,  para poderem satisfazer suas necessidades fisiológicas, pois a escola em que recebem a educação básica, não tem sanitários de qualquer espécie, e sob  o risco de serem picados por animais peçonhentos como cobras, aranhas, escorpiões, lacraias, sem falar nas onças que existem na região.




Banheiro a céu aberto, braquiarão são as paredes.
Mas para que as crianças cheguem até o braquiarão  ainda   enfrentam o gado bravio, pois a escola esta construída no meio da pastagem e do gado que circula livremente pelo pátio  que não tem qualquer tipo de cerca em torno da mesma, permitindo que o gado transite livremente até por dentro da escola como pode ser visto pelo esterco dentro das repartições da mesma.
Piso da escola dormitório do gado.

Para completar a  tragédia humana, a escola não tem piso, a  sala de aula literalmente esta em cima da terra, onde os alunos e a professora são obrigados o tempo todo  a molharem o piso para que a poeira  não se torne um obstáculo ao ensino,  não tem fogão, panelas,  alem de faltar merenda escolar, como leite, biscoitos e outros.


O Vereador Amauri Valle, atendendo o pedido de moradores da localidade, saiu sábado de madrugada e enfrentou a viajem de carro e de barco rio abaixo, descendo até a comunidade Monte Sinai, fazendo o seu papel de fiscal do povo, visitando as comunidades e os moradores, para ouvir os seus reclames e pedidos, mesmo que paraq isto fosse necessário viajar mais de duas horas de barco rio abaixo, e utilizasse o sábado e domingo para poder ouvir toda a comunidade ribeirinha, como as crianças abaixo que brincam com o bixinho de estimação, mas que necessitam de educação formal  para poderem vencer com mais facilidade as dificuldades que encontrarão pelo caminho da vida.

 

Crianças de uma mesma família, que utilizam o veiculo da foto, ou seja o barco de madeira, e todos os dias, viajam mais de huma hora rio acima, para poderem estudar, com o intuito de vencerem a pobreza e a carência dos moradores existentes nas barrancas do rio, que pelas dificuldades inerentes ao próprio local onde residem tem uma vida de grandes dificuldades, e não querem para os filhos o mesmo destinho que tem. Por estas e outras razões a educação para os  filhos destes homens humildes, tem que ter a mesma qualidade da educação recebida pelos filhos dos que favorecidos pela sorte podem oferecer uma vida melhor e mais confortável aos seus.


Nenhum comentário: