sexta-feira, 6 de maio de 2011

PARABÉNS FIEIS DA ASSEMBLÉIA DE DEUS.


Centenário das Assembléias de Deus  no Brasil.
A Igreja Assembleia de Deus chegou ao Brasil por intermédio dos missionários Suecos Gunnar Vingrem e Daniel Berg que vindos dos E.U.A  desembarcaram em Belém do Pará no inicio do século. Os recém chegados originalmente pertenciam a Igreja Batista, mas em função de divergencias doutrinárias, houve uma cisão  que foi o embrião  da qual  originou a Assembléia de Deus.
A Assembleia de Deus no Brasil expandiu-se pelo estado do Pará, alcançou o Amazonas, propagou-se para o Nordeste chegando ao Sudeste lá pelos idos de 1922, através de famílias de retirantes do Pará, que se portavam como instrumentos voluntários para estabelecer a nova denominação onde quer que chegassem. Nesse ano, a igreja teve início no Rio de Janeiro no bairro de São Cristovão, e ganhou impulso com a transferência para o Rio, de Gunnar Vingren,  vindo de Belém do Pará  em 1924. Um fato que marcou a igreja naquele período foi a conversão de  Paulo Leivas Macalão, filho de um general. Foi ele o precursor do Ministério Madureira.
A influência sueca teve forte peso na formação assembleiana brasileira, em razão da nacionalidade de seus fundadores, e graças à igreja pentecostal escandinava,  que, além de ter assumido nos anos seguintes o sustento de Gunnar Vingren e Daniel Berg, enviou outros missionários para dar suporte aos novos membros em seu papel de fazer crescer a nova Igreja. Em 1930 quando se realizou um concílio da igreja na cidade de  Natal, a Assembleia de Deus no Brasil passou a ter autonomia interna, sendo administrada exclusivamente pelos pastores residentes no Brasil, sem contudo perder os vínculos fraternais com a igreja na Suécia. A partir de 1936 a igreja passou a ter maior colaboração das Assembleias de Deus dos Estados Unidos através dos missionários enviados ao país, os quais se envolveram de forma mais direta com a estruturação teológica da denominação.
Desde sua fundação em 1911, portanto a exatos 100 anos, a igreja Assembléia de Deus, vem se expandindo continuamente por este Brasil, tendo templos de norte a sul, de  leste a oeste. Possui templos e seguidores em todos os municipios do brasil,  o que a tranformou em  uma potencia  religiosa, cujos membros se contas aos milhões.


Local do primeiro templo- Hoje a Sub-Sede

No Municipio de Machadinho, a igreja faz parte da história, tendo o seu primeiro templo instalado na Av. Rio de Janeiro, logo abaixo da Câmara de Vereadores, e que por muito tempo foi a sua Sede, hoje denominada de Sub-Sede.
A igreja em Machadinho sempre foi muito atuante no seio  da socieadade e da política, participando ativamente da formação de seus membros, com um importante trabalho de evangelização, que tem por objetivo a salvação espiritual do homem e formar cidadãos comprometidos com a sociedade em que vivem. Hoje possui dentro da area geografica do município aproximadamente 100 templos, instalados  nos mais reconditos  recantos desta terra, das barrancas do Rio Machadão,  no Rio Jurua e Monte Sinal, até os confins da Ma 28, divisa com o Mato Grosso. Hoje a administração encontra-se a cargo do pastor Gidean, vindo do Municipio de Cujubim para pastorear os fieis desta cidade. Pastor com visão espiritual, empresarial e social muito acurada, tem grandes projetos para a juventude de nossa terra, inclusive já adquiriu os terrenos nos fundos da Sede, para que no futuro sejam construido uma escola destinada a educar os nossos jovens. Ideário este que foi objeto de projeto de Lei de autoria do Vereador Amauri Valle, aprovando com seus pares, Lei municipal conferindo o título de utilidade pública a ASEMAD,  em função da qual  a pedido do pastor Gildean  o vereador protocolou no gabinete do Deputado Neodi Carlos e Valter Araujo, atual presidente da assembléia legislativa estadual,  pedido da igreja para que seja destinada emenda parlamentar destinada os investimentos na educação dos jovens desta cidade.

Sede atual, moderna e arrojada fruto do trabalho duro dos fieis e de diversos pastores que nela investiram.Um tributo especial ao pastor Aroldo, Reginaldo  e Gildean que transformou um esqueleto em um templo moderno e ao pastor Gildean atual presidente, que investiu no conforto dos fieis e na melhoria de sua estrutura física.
 Parabéns aos pastor Gildean, e a todos os fieis e membros existentes por este imenso Brasil, especialmente os de Machadinho do Oeste. Que este primeiro século de existência profícua seja abençoado por Jesus Cristo, e que possam comemorar muitos milenios pregando aos homens de boa vontade aqui na terra, levando a mensagem da paz e amor, contribuindo para a salvação espiritual do homem e para a construção de um mundo melhor.
Em razão de tão importante data, o Vereador Amauri Valle e Ezequiel Junior  protocolaram o requerimento 008/2011, para o presidente da casa, Vereador Lourival Jose Pereira  solicitando que seja aprovado a realização de uma sessão solene externa, com o intuito de homenagear os membros da igreja e autoridades civis, conforme já comunicado pela direção da Igreja.

      CÂMARA DE VEREADORES DO MUNICÍPIO DE MACHADINHO D’OESTE-RO


PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL
REQ. Nº. 008/GV AMV         Machadinho D’Oeste, 05 de maio de 2011

Ao Exmº. Senhor
Lourival José Pereira
Presidente da CMMDO
NESTA

Assunto: Requer a realização de Sessão Solene

Senhor Presidente,

Dirijo-me a Vossa Excelência, para requerer que esta casa proceda à realização de sessão solene externa, a ser realizada no dia 08 de junho de 2011, com o intuito de homenagear a Igreja Assembléia de Deus, pela comemoração de 100 anos de existência no Brasil e de 89 anos no estado de Rondônia.
Salientamos aos nobres colegas da importância religiosa e social da Igreja Assembléia de Deus, no Brasil, no Estado de Rondônia e em nosso município, onde seus membros não medem esforços para levar ao povo o conforto espiritual, ajuda social e educacional a seus membros e a quem mais necessitar, sem preconceito de cor, de raças ou de orientação religiosa.
Salientamos aos nobres colegas que tal solicitação encontra fulcro no Art. 161, § 1º, 2º e 3º de nosso regimento interno, e por esta razão peço aos senhores Edis, a aprovação deste requerimento e que se procedam  preparativos para a realização da presente sessão, onde a igreja efetuará  homenagens as autoridades políticas, jurídicas empresarias e a membros da sociedade que se destacaram e contribuíram para o progresso do município de Machadinho do Oeste. 
Ezequiel Junior                                                          AMAURI VALLE
                                                                   
 A certeza do dever cumprido é um dos belos ornamentos da razão”.

Nenhum comentário: