terça-feira, 7 de junho de 2011

PARABÉNS PROFESSORA CÁSSIA.




Sexta feira dia 03enfrentei 200 km  de estradas empoeiradas e esburacadas, atravessando pelo meio de mata fechada, para ouvir os anseios dos alunos do segundo grau da escola do distrito do BRINATI. Recebi uma mensagem no celular dos 18 alunos do terceiro ano do segundo grau daquela longínqua localidade, e atendendo o chamado fui verificar o problema.
Os alunos estão desesperados porque a professora de  química pediu as contas e segundo ela de forma irrevogável, porque não concorda com a politização da educação e com o descaso que a mesma é tratada.
A professora se diz indignada em ser obrigada a dar aulas de educação física quando é formada em química, e principalmente por ser coordenada por alguém que nem falar corretamente sabe, não tem competência para o cargo. Indignou-se com o descaso na educação, principalmente com o campo, e os alunos se desesperaram porque não tem quem vai suprir a lacuna deixada pela educadora, que tem muita competência.
A educação está na UTI, porque não podemos mais aceitar que um professor não ganhe o suficiente para se manter, tenha que lecionar em salas espremidas construídas com o dinheiro do contribuinte, mas todas de péssima qualidade, pequenas, quentes, sujas, desconfortáveis, enfim sem as mínimas condições para ser oferecida educação de qualidade, afinal  para se educar é necessário um conjunto de fatores que se interconectam para propiciar o ambiente exigido ao aprendizado.
Temos que mudar esta realidade, porque não podemos aceitar que o ruim fique péssimo, como a proposta do ministro da educação, que falar o português de forma errada, está certa, e corrigir o aluno é uma forma de constrangimento. Ora, constrangimento é o salário e as condições de trabalho dos professores, constrangimento é os alunos serem transportados em ônibus caindo aos pedaços cujos proprietários recebem pequenas fortunas de nosso dinheiro, latas velhas remendadas com fios, arames, pneus totalmente carecas, como o carro 1506 que quase cai dentro do Rio na Linha Ma 28, cujos pneus estavam mais lisos que um copo de vidro. Constrangimento é vermos os diretores de  muitas escolas serem escolhido por mera afinidade política, indiferente a sua capacidade gerencial, aos anseios dos servidores, de pais e alunos, ou seja, se é amigo de quem está no poder, tem "competências", temos que dar  um basta neste estado de coisas, porque somente educação formal de qualidade é capaz de preparar os jovens para os grandes desafios que o mundo lhes reserva, e esta batalha tem que ser enfrentada  urgentemente.
A educação deve ser projeto que envolva toda a sociedade, os pais, os alunos, os professores e os políticos.  A educação tem que ser participativa, os pais os alunos e os professores devem participar da escolha dos diretores das escolas, serem ouvidos em seus pleitos, pois se não estão satisfeitos com o ensino ofertado a seus filhos o gestor tem que conhecer as razões e as propostas, para que possa implementar as melhorias necessárias.
 Chega da cantilina " O povo nunca está satisfeito", pois a partir do dia que o povo  estiver satisfeito a socieadade começa morrer. A insatisfação e a mãe de todas as melhorias e inovações.

Nenhum comentário: