domingo, 21 de agosto de 2011

JARDIM DO ÉDEN!

Domingo, após ter participado de culto na Igreja Assembléia de Deus da Linha LJ04, a convite do meu amigo Vitinho assistimos ao culto que tinha o pastor Reginaldo como pregador, que fez uma bela preleção sobre a passagem bíblica de viúva que nada tendo para pagar a conta foi ameaçada pelos credores de levaram os seus dois filhos como pagamento.
 Tendo procurado o profeta este lhe perguntou o que tinha em sua casa, em que respondeu: uma vasilha com um bocadinho de azeite. Disse o profeta, retorna, pede emprestadas quantas vasilhas puder e deita-lhes o azeite. Tendo feito o solicitado volta ao profeta e lhe diz que tudo está cheio,  lhe foi mandado vender o que fosse necessário para pagar o credor e viver do resto.
 O pastor fez em sua preleção, a analogia do azeite com a nossa fé, dizendo que se sobrar um poucochinho de fé em nosso coração podemos encher muitas vidas com boas obras e ações.  Tendo terminado a primeira parte por volta do meio dia, fomos convidados para uma farta refeição, maravilhosamente temperada e preparada com carinho pelos obreiros da comunidade. Um manjar dos deuses, que eu minha família e os presentes saboreamos.
Lá me encontrei com o senhor  Xavier, proprietário de um imóvel a poucos metros da comunidade, e que sempre dizia a minha esposa que um dia a levaria para conhecer porque é um lugar maravilhoso, um verdadeiro jardim do Éden.
Apreciando o Mel da Pitanga Preta. Um manjar dos Deuses de tão maravilhoso.

 Lá o senhor Xavier com sua família esta sistematizando um  profundo conhecimento da convivência pacífica do homem com a floresta, investindo na produção de mel, através das abelhas "indígenas" ou nativas. Abelha domestica sem ferrão e mansas como o  silvícola,  produzindo um mel que é o verdadeiro manjar dos Deuses, ou  seja a Ambrósia com que os deuses Gregos se alimentavam no monte Olimpo. O mel produzido pela abelha urucu, da flor da  pitanga preta, nativa da floresta amazônica, de tão maravilho e exótico em seu sabor não existe maneira de descrever, só mesmo comparado a comida dos deuses, e tendo o privilégio de poder degustar uma colherada, sim porque de tão especial é para ser degustado como se degusta um bom vinho.
Saboroso Mel de abelhas indiginas.

A secretária municipal de agricultura, deveria visitar aquela área e propor uma parceria com o proprietário e levar aos produtores rurais a técnica para produzirem mel em machadinho, que além de ser um excelente alimento  rico em sais minerais, vitaminas e outros nutrientes, torna mais doce à vida e ainda proporciona uma ótima fonte extra de renda pela venda do mel e de seus subprodutos, além de ter um grande aumento na produtividade das lavouras pela polinização das flores, feito de graça pelas abelhas, que não cobram nada e ainda devolvem ao homem o mais doce dos manjares.




Fauna da região que bem se alimentar de frutas.

Estudando as abelhas nativas da amazonia. Todas produzindo o mais fino e medicinal mel.

Nenhum comentário: