quinta-feira, 13 de outubro de 2011

DISCURSO DO JOVEM DE MACHADINHO, FEITO AOS PARLAMENTARES EM BRASILIA.


Bom dia a todos os presentes    

Excelentíssimos Deputados,

A quem cumprimento e a todos os presentes
Senhoras e Senhores,

Meu nome é Rafael Marques, estou cursando o último ano do ensino médio no campo, na cidade de Machadinho do Oeste. É com muito prazer que participei do projeto Parlamento Jovem, e para minha alegria meu projeto foi selecionado para representar o estado de Rondônia aqui em Brasília.

Senhores deputados, é de grande importância esta iniciativa, pois permite que jovens brasileiros como eu, tenham a oportunidade de entender como funciona esta casa legislativa.

Senhoras e Senhores deputados, eu como estudante e vivendo da agricultura familiar, senti a grande oportunidade de apresentar  aos nobres parlamentares as nossas dificuldades, e como gostaríamos de receber mais apoio de nossos representantes para que o estado levasse até os rincões de nosso Brasil, oportunidades iguais a todos os brasileiros e brasileiras.

Senhores deputados, nós os brasileiros que escolhemos viver no campo, sofremos duplamente, pois estamos à margem do progresso vivenciado pelos demais brasileiros, o que entendo ser injusto com aqueles que vivem nos rincões da Amazônia.

Hoje o ensino que nos é ofertado não condiz com a nossa realidade, pois nada, absolutamente nada nos é ensinado que tenha qualquer correlação com nossas atividades rurais. Nossa grade curricular  certamente foi feita para aqueles que vivem nas grandes capitais, e que estão se preparando para serem advogados, médicos, empresários, trabalhadores nas mais variadas atividades típicas de quem vive nas cidades.

Mas e nós? O que está nos sendo ofertado? Senhores deputados, quase nada nos é ofertado, pois se não tivermos estímulos para continuarmos a viver e trabalhar no campo, certamente milhares de jovens agricultores, deixarão suas terras e incharão as periferias das grandes cidades em busca de trabalho para sustentar a família, e isto não é bom para nós, nossos filhos e para o Brasil.

Por isto Senhores deputados nós os jovens estudantes do campo pedimos socorro para que olhem para o nosso futuro mudando o nosso presente.

O meu projeto pede para que seja aprovada Lei dando incentivos para que jovens como e, possam produzir de forma sustentável. Não queremos nada de graça, queremos oportunidades justas para trabalhar na terra e dela tirar o sustento, sem agredir a natureza, o solo e as águas.

Pedimos que nos fossem proporcionado cursos de qualificação direcionados as nossas atividades agrícolas.

Que os bancos financiem nossa atividade com juros que reflitam nossa realidade, par que ao final da dura labuta em baixo do escaldante sol dos trópicos, não vermos o nosso suor ser corroído por juros abusivos e preços aviltantes para nossos produtos.

Que não a nossa produção seja considerada de qualidade suficiente para serem servidos todos os dias no prato que alimenta o nosso corpo, para que possamos alimentar o espírito com o conhecimento.

Senhores deputados não é justo que nós os jovens do campo iniciemos o trabalho às 3 da manhã ordenhar, e na hora da merenda o nosso chocolate usar leite em pó comprado de outro País. Isto nos entristece e tira de nós a esperança de dias melhores e por isto estou aqui defendendo a nossa juventude, na certeza que os nossos representantes serão sensíveis a nossa causa.

Agradeço aos nobres parlamentares a oportunidade desejando a todos um bom. dia

Nenhum comentário: