quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

JUSCELINO AMARAL, DESCONTROLA SENADOR COM SEUS ARGUMENTOS.

Ø      ENGOLIU

O Chefe da Casa Civil, Juscelino Moraes do Amaral, jogou a isca e o senador Ivo Cassol (PP) a engoliu juntamente com anzol, linha e chumbada. Na audiência pública realizada na última terça-feira na Assembléia Legislativa. Cassol ficou tão ocupado em responder a Juscelino que se esqueceu do objetivo do evento, que era discutir a tomada de crédito de R$ 542 milhões junto ao BNDS.

> REVELAÇÃO
Nunca alguém havia enfrentado Cassol com base. Na audiência pública foi comprovado que nos momentos em que isso acontece o senador fica sem chão. Juscelino desmontou todo o discurso do parlamentar, mostrando que a isenção de impostos às usinas do Madeira foi concedida pelo próprio Cassol.

Ø      DESMONTOU
Juscelino desmontou Cassol de vez ao elencar os  empréstimos feitos pelo senador, quando era governador. O montante chegou a R$ 433,497 milhões e deve começar a ser pago por Confúcio Moura ( PMDB). Mas pesou bem mais coisas que o chefe da Casa Civil não disse, mas que ficaram claras.

Ø      VANTAGEM
 Ao citar na tribuna que Ivo Cassol havia concedido isenções a  Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHS), Juscelino Amaral olhou fixamente para o senador. Todos sabem que Cassol tem cinco PCHs em Rondônia. Juscelino não disse que ele concedeu isenção a suas próprias empresas quando era governador, mas isso ficou claro.

Ø      NÍVEL
O caso é que Juscelino Amaral e Confúcio Moura chegaram ao entendimento que o atual governo não levará nada para o lado pessoal. As explicações sobre quem concedeu a isenção  aos consórcios de Santo Antônio e Jirau foram dadas porque era preciso esclarecer a população sobre as ações de Cassol.

Ø      XADREZ

Quem estuda xadrez conhece o “Mate de Legal”. Nele é preciso sacrificar a dama, chamada pelos leigos de rainha. O jogador afoito não pensa duas vezes em tomar a dama do adversário. Depois disso é mate em dois lances. Quem toma a dama leva xeque do bispo adversário no primeiro lance e xeque-mate do cavalo no segundo.

Ø      XEQUE

A dama é na realidade um general, a segunda  peça em importância no tabuleiro, perdendo somente para o rei. Cassol ficou em xeque na audiência pública e se comportou como quem cai no Mate de Legal, Partiu para cima de Juscelino, o general, e se esqueceu do objetivo da partida, ou melhor, do objetivo da audiência pública, que era discutir a necessidade de o governo recorrer à linha de crédito do BNDES.

Ø      TABULEIRO

OS lances vistos na Assembléia Legislativa mostram que o governo parece estar querendo equilibrar o jogo no xadrez da política. Confúcio só vinha pegando pancada, sem esboçar qualquer reação. Agora o governador conta com alguém em condições de entrar em uma peleja para defender os interesses do Executivo.

Fonte: Jornal folha de rondonia 16/02/2012
Autor: Nilton Salina e equipe

Nenhum comentário: