OS HOMENS"SIM" E OS HOMENS "NÃO"
Caetano Coll Y Toste. Escritor Porto-riquenho. 1850-1930
As coisas governam aos homens mais que os homens às coisas; mas o preconceito da negação não é mais que o pessimismo dos homens irresolutos. Esses homens foram os que se aterrorizaram diante do imenso oceano que chamaram “mar tenebroso”; e acovardados ante as ondas que se enroscam como serpentes e parecem morder, retrocederam e lhes chamaram “abismo que separa”. Mas vieram os homens de boa vontade, os caracteres firmes, os homens “sim”, e surgiu o tronco flutuante, a vela, a bússola e o barco a vapor; pontes movediças que levam a boa-nova do progresso a todos os povos, engrandecendo seu comércio e sua agricultura.
Os homens pusilânimes, os homens negativos, os timoratos, os abúlicos, os homens e“não” viram as geleiras, os bosques, os saltos, os montes, e os chamaram “fronteiras”, e os consideraram como barreiras intransponíveis entre os povos, e nunca pensaram e nunca tentaram transpô-las. Mas apareceram os homens de fôlego, os homens, positivos, homens de vontade enérgica, os homens “sim”, e domaram o cavalo, amansaram o boi, inventaram a carreta e o carro, e a estrada de ferro; e a montanha veio abaixo para exterminar o abismo; os altos cumes se transformaram em hortos, e se perfurou o monte e se fez o túnel, e se lançou aos ares a ponte metálica, o apito atroador da locomotiva despertou aqueles que se tinham adormentado no enervante sono do pessimismo.
E assim aconteceram os progressos humanos. Nenhum homem é completo em sua obra. Necessita que outros a venham completar.. E esses são os homens “sim”. Nada, absolutamente nada sai completo da mente humana, por isso o homem isolado sucumbe, e sucumbe a família isolada como também sucumbe o povo que se isolou. É preciso fraternidade intelectual entre os homens para o progresso da sociedade.
O “sim” sempre se imporá ao “não” porque o “não” é infecundo, é estéril. Os homens e mulheres de enérgica vontade, os de argila de chefe, hão de sempre dominar os trêmulos, os fracos, os covardes. Os espíritos poderosos, os justos e tenazes, são os que sobem aos altos píncaros e os que cingem os louros; porque em todos os tempos e lugares os homens “sim” levarão de vencida os homens “não”.
Machadinho do Oeste, que foi colonizado por Homens e Mulheres "SIM", os de enégica vontade que venceram todas as dificuldades inerentes ao pioneirismo, continuem fazendo adptos, e que Homens e Mulheres "NÃO", nunca consigam prosperar e ser maioria entre nós.
Tenho dito!
Machadinho do Oeste, que foi colonizado por Homens e Mulheres "SIM", os de enégica vontade que venceram todas as dificuldades inerentes ao pioneirismo, continuem fazendo adptos, e que Homens e Mulheres "NÃO", nunca consigam prosperar e ser maioria entre nós.
Tenho dito!
Nenhum comentário:
Postar um comentário